Os consumidores dão cada vez mais valor a um smartphone capaz de aguentar o teste do tempo. Isto porque, está tudo cada vez mais caro, e como tal, é preciso tirar o máximo de valor a cada produto. Isto é especialmente verdade no lado dos nossos aparelhos computacionais, que tanta falta nos fazem ao longo dia-a-dia.
Qual é o aparelho computacional mais importante? É o smartphone, claro. Que hoje em dia é capaz de fazer tudo, ou quase tudo, em qualquer lado ou altura do dia.
Por isso, além de resistência e resiliência, o software tem de também conseguir acompanhar. A Qualcomm está a apostar nisso.
Android pode chegar aos 8 anos de atualizações!
Portanto, como é óbvio, são muito poucos os utilizadores que aguentam o mesmo smartphone durante 8 anos. Porém, se comprar um smartphone moderno equipado com um SoC Qualcomm, pode tentar fazer essa maratona.
- Nota: A começar a partir do Snapdragon 8 Elite, e muito provavelmente é algo exclusivo dos SoCs topo de gama da empresa.
É que a gigante do mundo mobile está mesmo pronta a ir além daquilo que é normal no mercado, ao oferecer 8 anos de atualizações de software. Ou melhor, vai oferecer as ferramentas necessárias para que a Google, e suas parceiras, sejam capazes de oferecer muitos e bons anos de atualizações para os seus smartphones abseados em hardware Qualcomm Snapdragon.
Por enquanto, este suporte vai ser exclusivo da Google (Pixel) e Samsung (Galaxy). Mas, tendo em conta que esta preocupação com a longevidade é geral, é muito provável que outras fabricantes também se juntem à tendência.
Isto veio para ficar?
Como dissemos em cima, a Qualcomm não é diretamente responsável pelas atualizações de software. Vai apenas oferecer as ferramentas para tornar esse suporte possível. Além disso, isto é por enquanto um teste. Ou seja, a Qualcomm vai manter esta ideia dos 8 anos viva durante as próximas 5 gerações.
Depois logo se verá se é algo que vale a pena.
Seja o futuro ou não, isto é uma enorme vitória para o consumidor, não acha? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.