Quando a Apple lançou o AirTag há alguns anos, criou inadvertidamente uma das ferramentas mais eficazes para perseguir pessoas. A razão pela qual é tão eficaz como ferramenta de perseguição é o facto de existirem tantos dispositivos Apple que pode utilizar para obter actualizações de localização. Para combater esta situação, a Apple, a Google e outros líderes da indústria uniram forças para criar alertas de localizadores desconhecidos. É uma funcionalidade que permite detetar quando um localizador indesejado pode estar a viajar consigo. Agora a Google anunciou uma atualização para Android que torna ainda mais fácil evitar perseguidores através de etiquetas de localização.
Na prática esta é uma atualização importante sobretudo porque chega com duas novas funcionalidades.
Pausa temporária na localização: A Google diz que agora pode pausar temporariamente as actualizações de localização do seu telemóvel para evitar que a sua localização seja utilizada por localizador desconhecido detetado até 24 horas. Isto dá-lhe a oportunidade de encontrar e desativar fisicamente a etiqueta sem que o proprietário receba actualizações de localização enquanto o procura.
Encontre nas proximidades: Existe também uma nova funcionalidade “Encontrar nas proximidades” que o ajudará a identificar a localização exacta de uma etiqueta de localização desconhecida. O seu dispositivo Android irá guiá-lo até à etiqueta para o ajudar a encontrá-la, caso esteja escondida algures.
Encontrar nas proximidades
Entretanto quando receber um alerta de localizador desconhecido, verá um botão que pode premir para iniciar “Encontrar nas proximidades” como refere o site AndroidAuthority. O Android irá ajudá-lo a localizar a etiqueta do localizador nas proximidades, avaliando a força da ligação Bluetooth do seu dispositivo com a mesma. A localização de uma etiqueta de localizador através de Bluetooth pode não ser tão precisa como através de banda ultralarga (UWB). No entanto deve ajudá-lo a encontrar a localização geral da etiqueta, que pode depois localizar com precisão reproduzindo um som.
A Google revela que estas funcionalidades estão a ser implementadas para as etiquetas compatíveis com a função Encontrar o meu dispositivo. Um aspeto positivo é que as etiquetas de localização não necessitarão de actualizações de firmware. Em vez disso, o seu telemóvel Android só precisa de ter o Android 6 ou posterior e ter o Google Play Services instalado.
Por fim, a Google diz que, para além destas novas funcionalidades, fez “melhorias tecnológicas” que permitem que os alertas de localizadores desconhecidos se descubram mais rapidamente e com maior frequência.
De facto é uma boa ideia para acabar com os perseguidores Android que o andam a seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!