Android: livre-se disto e melhore já o seu smartphone!

Uma das coisas que mais habitualmente fazemos no nosso smartphone é instalar novas aplicações. No entanto é preciso termos cuidado com algumas coisas que instalamos. É que rapidamente o nosso smartphone pode acabar cheio de coisas desnecessárias. Dito isto, existem várias coisas que temos instaladas no nosso equipamento sem necessidade nenhuma. Assim isto é tudo aquilo de que não precisa no seu smartphone Android.

Android: livre-se disto e melhore já o seu smartphone!

Aplicações pré-instadas (Bloatware)

Se há uma coisa que todos os utilizadores Android odeiam é o bloatware. Mesmo que algumas aplicações pré-instaladas possam ser úteis, deve desinstalar as que não utiliza. Atenção que diferentes skins Android têm diferentes quantidades de bloatware. Algumas são mais leves, como OxygenOS e Pixel UI, enquanto outras são mais pesadas, como o One UI e MIUI.

One UI 3.1, Android aplicações apagar

Além disso, lembre-se que algumas aplicações Android pré-instaladas não podem ser desinstaladas porque são parte integrante da interface. No entanto, ainda é possível desativar aplicações indesejadas para impedir que corram em segundo plano. Isto pelo menos poupa muita memória.

Aplicações antigas com funções que o Android já faz sozinho

O Android percorreu um longo caminho desde o seu nascimento em 2008. Nessa altura, tínhamos de descarregar “ferramentas” separadas, como uma lanterna, leitor de código QR, gravador de ecrã, leitor de multimédia e afins. Tudo porque estas funcionalidades não eram integradas de base no dispositivo.

Android aplicações apagar

Felizmente, as coisas estão muito melhores. É verdade que ainda precisamos de descarregar algumas aplicações. No entanto a maioria das funções já são feitas nativamente pelo sistema operativo Android.

Apps que melhoram o desempenho

Eventualmente não sabe disso mas o melhor mesmo é manter-se afastado das apps que melhoram o desempenho. De facto, as apps que prometem limpar a memória ou fazer com que a bateria durem mais podem ter impacto no funcionamento do sistema operativo e fazer mais mal do que bem.

De facto as aplicações de limpeza de memória são redundantes porque muitos dos processos que param acabam por recomeçar automaticamente. Além disso, da próxima vez que abrir uma aplicação fechada à força, vai demorar mais tempo a carregar do que se não tivesse feito nada.

Aplicações em duplicado ou redundantes

É muito comum que as pessoas tenham várias aplicações no telemóvel que desempenham a mesma função. Nesta lista incluem-se o browser, apps de tomada de notas, aplicações de backup, aplicações de mensagens e muito mais. Mas se uma das aplicações for obviamente melhor, deve livrar-se da menos útil. Por exemplo, se utilizar um dispositivo Galaxy, tem de escolher entre a Samsung Internet e o Google Chrome como o browser. Desinstale o que não acha tão útil. Com isto ganha espaço e recursos.

Apps que já estão encostadas

Excluir ou desativar aplicações antigas é uma das muitas formas de fazer com que o seu dispositivo Android volte aos tempos iniciais. Ao fazê-lo, liberta espaço, poupa bateria, coloca menos pressão no processador e fará com que a gaveta das aplicações se sinta menos cheia.

Para além disso, uma limpeza é sempre bem vinda. Até porque pode sempre voltar a descarregar uma aplicação que apagou se precisar novamente.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também