Vi um tópico recentemente num fórum bastante conhecido onde uma pessoa referia que os fabricantes de smartphones enganam os clientes quando se trata de questões de memória. De facto, esta é uma questão realmente importante para a maioria dos utilizadores. É que compramos um equipamento que vem com bastante memória e quando vamos ver temos muito pouca disponÃvel. Isto leva-nos a perguntar para onde vai a memória nos smartphones Android. De facto, embora pareça simples, existem muitos fatores que a condicionam. Afinal qual a razão para o seu smartphone Android ter menos memória do que a anunciada? Os fabricantes andam a enganar alguém ou a culpa é do sistema operativo?
Android: aparece menos memória que a anunciada?
A memória RAM de um smartphone é onde as aplicações em execução vão colocando os seus dados. De uma forma simples isto significa que quanto mais memória um smartphone tiver mais aplicações é possÃvel correr sem ele atrasar. No entanto as coisas não são assim tão simples. É que a RAM presente no smartphone já está a ser utilizada mesmo antes do sistema operativo arrancar.
A forma como se utiliza a memória
O Kernel. O Android corre por cima de um kernel Linux. É na prática o coração de tudo. Este kernel está armazenado num tipo de ficheiro comprimido que é extraÃdo diretamente na memória RAM durante a sequência de arranque. Esta memória reservada acomoda o kernel, os controladores e os módulos de kernel que controlam o hardware e outros aspetos do sistema operativo.
Um disco de RAM para ficheiros virtuais. Alguns ficheiros e pastas que estão na árvore de ficheiros não são reais. São pseudo ficheiros escritos no arranque que contêm coisas como os nÃveis de bateria e informações relacionadas com a velocidade do processador. No sistema operativo Android toda a pasta /proc consiste neste pseudo sistema de ficheiros.
Informações sobre a rede. Provavelmente não sabe mas os dados sobre o IMEI e as definições de rádio estão na memória NVRAM que não se apaga quando desligamos o nosso smartphone. No entanto eles são transferidos para a memória RAM juntamente com o software necessário para o modem funcionar. Escusado será dizer que é reservado espaço na memória RAM para acomodar isto tudo.
Placa gráfica. A gráfica do smartphone necessidade de memória para funcionar. Trata-se de memória VRAM e todos os equipamentos utilizam processadores gráficos que não têm memória dedicada. Assim há uma determinada quantidade de memória RAM alocada para isto.
Entretanto com tudo isto tratado, o que sobra de memória RAM no smartphone fica para o equipamento funcionar e correr apps.
Assim é por tudo o que referi acima que a memória disponÃvel para o sistema nunca é aquela das caracterÃsticas do equipamento. Claro que ela está lá na totalidade. No entanto é também para outras coisas.
Ou seja, os fabricantes de smartphones não andam a enganar os clientes!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!