A última grande atualização ao Android Runtime (ART) pode vir a ter um grande impacto nas futuras versões do Sistema Operativo mais popular do mundo mobile. Aliás, existe até a possibilidade desta novidade chegar à grande maioria dos aparelhos já existentes no mercado, sem ser necessário instalar uma versão completamente nova do sistema operativo.
Algo que deverá servir para apressar a chegada das novidades ao mercado.
Afinal, caso não saiba, o Android Runtime (ART) pode ser atualizado através da Google Play, de forma independente relativamente ao restante software que dá vida ao Sistema Operativo Android. Mas vamos tentar perceber o que vai acontecer, e quanto tempo vai ter de esperar para receber as melhorias.
Android mais rápido! Atualização está a chegar.
Portanto, o que traz esta atualização para cima da mesa? Muito resumidamente, estamos a falar de um aumento significativo na velocidade de lançamento de aplicações no sistema operativo. Ou seja, vai esperar menos tempo desde que carrega no ícone de uma app, até esta ficar pronta a utilizar.
Importante! Visto que o lançamento de aplicações é uma parte muito importante da experiência de utilização de qualquer smartphone. Mais importante quando temos em conta que esta tem sido uma das grandes vantagens competitivas que a Apple tem tido no seu iOS comparativamente ao Android em todos os anos da histórica rivalidade.
Entretanto, além do lançamento de aplicações, o ART 14 também traz melhor uso de memória, compilação de bytecode mais eficiente, bem como correções de segurança.
Dito isto, esta atualização vai aparecer em todos os dispositivos com Android 12 ou mais recente. Porém, apesar de ser uma atualização independente, ainda existem testes de qualidade e de caça de bugs à espera deste pacote de atualizações. Por isso, é esperado que o ART 14 apenas chegue aos aparelhos compatíveis nos próximos meses.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!