Android necessita de mais memória que o iOS por esta razão!

Quando vamos comprar um smartphone entre alguns pormenores como o ecrã e o design preocupamo-nos na maioria das vezes em olhar para a memória. Tanto para esta característica como para a capacidade de armazenamento. Afinal de contas quanto mais melhor. No entanto esta questão não é bem igual entre o mundo Android e iOS. De facto, os smartphones Android necessitam de mais memória do que os equipamentos com iOS (iPhones) e a razão até é relativamente simples.

Android necessita de mais memória que o iOS por esta razão!

A questão da memória

Mesmo quem não está tão habituado a estas questões percebe rapidamente que quanto mais memória, melhor o smartphone vai funcionar. Isto porque há mais espaço disponível para as aplicações estarem a correr e os processos ficarem ativos.

Mas afinal porque razão o Android necessita de mais memória do que o iOS?

Logo à partida as aplicações das duas plataformas são completamente diferentes e isto é fácil de explicar. Pensem na grande quantidade de marcas e smartphones com Android. São milhentas certo? No caso dos iPhones e iPads há muito menos modelos e todos feitos pelo mesmo fabricante. Assim as apps podem ser mais “simples” por assim dizer. Isto é tal e qual o mesmo motivo pelo qual o macOS corre melhor do que o Windows.

Android mais memória

Uma vez que as apps para iOS só têm de correr em alguns poucos chipsets feitos pela mesma marca elas podem usar linguagens de programação nativas que comuniquem diretamente com o processador sem qualquer tipo de interpretação.

No caso do Android as coisas são diferentes. Há chipsets da Qualcomm, Samsung, MediaTek e outros e as apps têm de correr em todos. Assim as aplicações têm de ser desenvolvidas em linguagens de programação que possam ser interpretadas por todos. Esse processo implica uma conversão de código para que ele possa ser lido.

exynos, s22

Entretanto há mais uma questão importante. O Android é menos restritivo a correr processos em segundo plano. Isto em comparação com o iOS. Isto significa que mesmo as aplicações que em alguns casos não estão a ser utilizadas acabam por ficar presas na memória. No caso do iOS é tudo muito mais controlado.

É por tudo isto que os iPhones não necessitam de tanta memória e como tal não vale a pena olharmos para esta característica se estivermos a comparar equipamentos Android e iOS.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também