Android e iPhone: Faça Reset ao seu smartphone!

Comprou um smartphone novo, ou anda com problemas no seu atual aparelho? Faça reset (reposição) e comece de novo!

Parece uma loucura? Não é! Vamos tentar perceber o porquê?

Android e iPhone (iOS): Faça Reset ao seu smartphone!

iPhone, Android, S23, Pixel

Como deve imaginar, caso tenha trocado de smarpthone há pouco tempo, é obviamente muito prático mudar de aparelho e continuar com todos os contactos, mensagens, e-mails, e apps. Especialmente agora que é tão fácil passar todos os esses dados, seja de iPhone para iPhone, de Android para Android, ou até entre ecossistemas diferentes.

Ainda assim, isto acaba por significar que está a perder a oportunidade de aproveitar todas as gotas de performance do seu smartphone, e de na verdade começar tudo de novo, ao mesmo tempo que corrige alguns dos seus vícios do passado.

Isto é importante salientar agora, porque todos os grandes lançamentos do mundo dos smartphones já aconteceram, e com a loucura do Black Friday e Natal, é nesta altura que a grande maioria dos interessados decide trocar de smartphone.

  • Nota: Uma troca que realmente é necessária, ou então se deve apenas ao facto da performance real do seu atual smartphone estar a ser severamente limitada pelos já mencionados vícios.

Porquê Reset? Porquê perder tudo!?

iphone

Bem, gosta de ter um smartphone novo, que se sente como um aparelho completamente novo? Comece de novo! Parece uma loucura? Calma!

Antes de mais nada, percebo que tudo isto pareça algo sem sentido, porque é realmente extremamente prático pegar num novo aparelho e ter tudo à nossa disposição. Ou limpar o nosso aparelho atual, e depois tirar partido de um backup para não perder nada.

Mas, quando compra algo novo, não quer ter a sensação de ter algo realmente novo, em vez de mais do mesmo? Ou quando quer corrigir o que está mal no seu atual aparelho, não faz sentido perceber o que estava a criar problemas?

Aquele sentimento de cheiro de carro novo, de casaco que ainda não se habituou às suas curvas, ou… Imagine só… Um ambiente de trabalho sem as centenas de aplicações que vamos ser honestos, nunca usa.

Isto já para não falar das centenas de fotos que nem sabe que existe, das músicas que já não ouve, ou talvez mais grave, ou vídeos sem sentido nenhum extremamente antigos que tem perdido no armazenamento desde 2018.

Em suma, não estamos a dizer que passar tudo para o seu novo smartphone é uma má ideia porque a funcionalidade não funciona.

Estamos a dizer que você vai passar todo o lixo que estava a tornar o seu smartphone antigo lento, para o seu smartphone novinho em folha.

A nossa sugestão é que comece de novo, use as apps de armazenamento na nuvem como é o caso do iCloud e Google Fotos, de forma a não perder fotos e vídeo, e comece a instalar as apps que realmente usa no seu dia-a-dia. Isto também vale para o seu smartphone atual! Acha que está lento? A culpa pode ser de todo o “lixo” que tem instalado, ou armazenado, só porque sim.

Conclusão

Da mesma exata forma que 90% dos problemas técnicos no mundo dos computadores está entre o monitor e a cadeira (o utilizador), o mesmo acontece no mundo dos smartphones.

Assim, mesmo que a sua voz interior lhe diga para continuar com as 300 apps que tem instaladas. Incluindo aquele jogo mesmo incrível que instalou durante a pandemia, mas que já não é inicializado desde 2022… Talvez seja boa ideia ignorar tudo, e começar de novo.

Vai ter mais espaço, mais performance, mais bateria, e um ambiente muito mais limpo e simples.

Partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também