Android de gama média? Fartei-me… Comprei um iPhone!

Caso não saiba, depois de vários anos com smartphones Android de topo no bolso, decidi recentemente comprar um iPhone 15 Pro Max para finalmente perceber qual é a diferença, ou melhor, qual é a vantagem real de escolher um lado da barricada em detrimento do outro (iOS vs Android)

Curiosamente, depois de me ver com um iPhone nas mãos, a minha namorada decidiu fazer algo similar, mas ao mesmo tempo um pouco diferente.

De forma muito resumida, ela que sempre teve smartphones Android que andavam entre a gama média e a gama média-alta, ali entre os 300€ e 500€, fartou-se finalmente da coisa! Como tal decidiu mudar-se de malas e bagagens para o ecossistema iOS a partir de um iPhone 15 pago em 300 mil prestações mensais.

Porquê? Vamos tentar perceber!

Android de gama média toda a vida, fartei-me… Comprei um iPhone!

iPhone 15

  • (O texto foi escrito pela ótica do utilizador e não pelo editor!)

Portanto, como já deve ter percebido pela introdução, sempre tive smartphones Android, e em boa verdade sempre gostei de ter aparelhos Android no meu dia-a-dia! É um ecossistema que permite muita personalização, e pelo menos até há 2 ou 3 anos, elevados níveis de performance a preços extremamente apelativos.

Sendo exatamente por isso que sempre dei por mim totalmente satisfeita com um telemóvel de média gama, que por sua vez era capaz de me durar 4 ou 5 anos para o meu nível de utilização de redes sociais, mensagens, algum gaming e claro, muitas fotografias.

A coisa funcionava perfeitamente! Porém, de há alguns anos para cá, essa deixou de ser a minha experiência.

Note 12 Pro // Note 12 5G // Note 12 Pro+ – Os smartphones reis da gama média Android atual!

Afinal, como temos tido a oportunidade de ver ao longo dos últimos anos, especialmente após a pandemia de COVID-19, os telemóveis de média gama já não têm a mesma qualidade de outros tempos.

Infelizmente, nos tempos que correm, o que acontece infelizmente é que de 2 em 2 anos ou de 3 em 3 anos, somos quase obrigados a trocar de telemóvel porque já não conseguimos tirar proveito de todas as funcionalidades a 100%.

O smartphone começa a ficar lento, a bateria já não aguenta um dia inteiro e até o próprio Sistema Operativo já não responde como respondia inicialmente.

Assim, passados esses 2 anos, dou por mim à procura outra vez mais, de um telemóvel que fosse “bom”, não muito caro e que tivesse algumas características que me chamassem à atenção, onde tenho de destacar uma boa câmara, e uma boa capacidade de memória. Estes eram os detalhes, que para mim, importavam mais.

Porém, depois de andar neste carroussel durante algum tempo, dei por mim a mudar de mentalidade em 2023. Não só isso! Comecei também a aperceber-me das mudanças do mercado e a fazer “contas à vida” para perceber o que fazia sentido para mim a longo prazo.

Digo longo prazo, porque já estava completamente cansada de mudar de telemóvel tão frequentemente e queria algo que realmente valesse a pena, mesmo que tivesse de abrir os “cordões à bolsa”. Leia-se gastar mais dinheiro do que aquilo a que estava habituada a gastar num telemóvel.

Abram alas ao iPhone! Adeus gama média Android!

Foi então aqui que comecei a olhar para o iPhone como a solução para os meus problemas.

Algo curioso, eu que passei grandes parte da minha vida a dizer que nunca iria querer ir para um iPhone porque achava ser um produto incrivelmente caro, e não considerava assim tão bom.

Ficava a ideia que o iPhone apenas oferecia “estatuto” e que em termos de sistema operativo e funcionalidades não era assim tão diferente do android.

Ainda assim, comecei a olhar para o iPhone porque estava incrivelmente farta daquilo que o Android tinha para me oferecer, de ter telemóveis que a certa altura deixavam de responder, ficavam super lentos, não tinha espaço para tirar fotos e complicavam completamente o meu “dia-a-dia”.

Vale a pena salientar que já tinha amigos que tinham produtos Apple, e que me diziam que o iOS era fantástico, que ainda hoje andam com o seu belo iPhone 11, e que apesar da evolução do mercado, o sentiam tão rápido como no dia em que o tiraram da caixa. No fundo foi para isto que comecei a olhar. Ou seja, para um investimento inicial mais avultado, mas claro, para uma experiência de utilização superior durante muitos mais anos.

Mas… Também reparei para outra coisa… O preço incrivelmente alto do iPhone já não é assim tão exagerado quando comparado aquilo que está a acontecer no lado Android. Um gama média já não é assim tão barato, e um smartphone de gama alta está ao mesmo preço de um iPhone, por vezes até mais caro.

Em suma, ao comprar um iPhone 15 iria ter uma mudança, um Sistema Operativo mais simples, eficiente, e muito mais atualizado face aquilo que as muitas fabricantes Android oferecerem. Em suma, um aparelho que me promete aguentar pelo menos 5 anos, sem perdas de performance significativas.

Adaptação!

Bem, admito que fui completamente conquistada desde o primeiro dia!

Pensei que ia ser difícil adaptar-me, tendo em conta que nunca tinha mexido num iPhone na minha vida, e por isso não conhecia o sistema iOS. Porém, verdade seja dita, achei a coisa ainda mais fácil.

Mais concretamente, sempre senti que tinha de fazer imensas adaptações para poder melhorar a minha experiência como utilizador no ecossistema Android, onde a primeira era sempre fazer o download de um teclado “decente” porque nunca gostava do que vinha já com o telemóvel. Na realidade não tive de fazer qualquer adaptação porque senti desde o primeiro contacto que era superintuitivo, rápido e fácil de utilizar.

Fica a ideia de que iOS se adapta ao utilizador, enquanto o utilizador se vê obrigado a ter de se adaptar ao Android.

Em suma, estou a ter uma experiência incrível com o iPhone e com o iOS que me trouxe a mudança que eu tanto queria. Muito honestamente, nesta altura ainda recente da minha experiência, acho muito difícil voltar ao sistema Android depois de conhecer este “outro lado”.

Comprei um iPhone! em vez de um gama média Android – Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Concorda com o ponto de vista do utilizador? Ou não? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também