O Android 12 vai trazer um conjunto de novas funções de acessibilidade que serão muito úteis para todas as pessoas e não apenas para as que têm alguma incapacidade. Assim o site XDA Developers revelou uma função que vai chegar com a versão beta 12.0.0 das ferramentas de acessibilidade. Na prática vai permitir controlar o smartphone Android com a face, ou melhor dizendo, com expressões faciais.
Android: prepare-se para controlar o smartphone com a face!
De facto a última versão beta das ferramentas de acessibilidade introduziu algo chamado Camera Switches. O nome, por si só, já é sugestivo. Na prática disponibiliza várias formas de interagir com o smartphone. Assim usando a face podemos fazer várias coisas. Abrir a boca cumpre uma função. Sorrir outra. Levantar as sobrancelhas representa outro atalho. Olhar para a esquerda, direita e para cima outra coisa.
Por exemplo usando tudo isto ou uma combinação entre várias coisas conseguimos colocar a câmara em pausa, selecionar, avançar, retroceder, selecionar, seguinte, deslizar para cima ou para baixo, aceder as notificações, definições rápidas entre muitas outras coisas.
Vamos olhar para alguns exemplos práticos. Podemos fazer com que o smartphone detete quando abrimos a boca. E nessa altura podemos configurar essa expressão facial para ativar o smartphone ou as notificações.
Já ao levantar as sobrancelhas podemos regressar ao ecrã principal. Quando esta função está ativa surge um ícone de notificações a informar que a câmara está a ser ativamente utilizada. Claro que isto pode ser redundante. Tudo porque o Android 12 já revela quando a câmara está a ser utilizada.
Um aspeto interessante é que esta ferramenta não é exclusiva do Android 12. Assim será possível descarregar esta app a partir da Google Play Store e instalar no Android 11. No entanto, neste momento ainda não se encontra na loja da Google.
Seja como for isto são sem dúvida boas notícias para quem, por uma razão, ou outra, necessita de controlar o smartphone através das expressões faciais.