Acaba de ser lançado o alerta para os utilizadores Android e é preciso muito cuidado com um novo esquema que utiliza o Chrome para roubar fotos pessoais! Há várias pessoas que estão a cair neste esquema porque ele está realmente bem feito e é fácil acabarmos por instalar uma app que parece o Chrome mas que na realidade não o é. Tudo começa com uma alegada mensagem que parece inocente mas que é bem perigosa.
Alerta Android: Chrome utilizado para roubar as suas fotos!
Esta ameaça perigosa utiliza duas mensagens diferentes. Isto talvez seja um teste para se perceber qual delas resulta mais. Uma diz-nos que temos uma encomenda pendente e dá-nos um link para vermos o estado. O problema é que chegamos a um site que diz que temos de atualizar o browser para verificar o estado da encomenda e várias pessoas acabam por cair nisto. A outra mensagem diz-nos que há um update para o Chrome que temos de instalar.
Assim que instalamos o suposto browser acabámos por colocar no nosso smartphone o perigoso malware Mantis que pode causar muitos problemas no nosso smartphone. Logo à partida pode entregar todos os nossos dados aos criminosos.
No entanto, ao contrário de outros ataques que tentam roubar as nossas informações bancárias, esta faz outra coisa. Assim, vai diretamente para o nosso álbum de fotografias e é capaz de descarregar todas as imagens e álbuns.
A equipa de segurança da Kaspersky que descobriu este esquema afirma que os criminosos vão utilizar estas imagens para ganharem dinheiro.
O que está no pensamento dos criminosos são eventualmente fotos privadas que rendem muito dinheiro.
Mas podem lá estar outras coisas importantes que dão direito a mais fontes de rendimento. Por exemplo, várias pessoas têm a fotografia do cartão de crédito e de outros dados importantes.
Isto é realmente algo muito grave e sinceramente não é uma ameaça assim tão nova. O malware Roaming Mantis começou a atacar na Ásia em 2018. No entanto, agora está de volta e com muito mais força. Para além disso está a atacar fortemente na Europa. Neste momento França e Alemanha são os países mais afetados mas já há casos em Portugal.
Já recebeu alguma mensagem? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!