Smartphone Android caiu à água? Faça isto para resolver!

Os smartphones são uma das coisas mais importantes que podemos transportar connosco no dia-a-dia. Entretanto e apesar de estarem cada vez mais avançados nem tudo é perfeito. Por exemplo, no domínio da impermeabilização as coisas estão muito melhores. No entanto ainda há muitos equipamentos que nem sequer conseguem resistir a um salpico. Dito isto, se tem um smartphone Android que ficou salpicado de água, ou caiu completamente nela, o seu primeiro instinto pode ser entrar em pânico, mas em vez disso, deve tomar algumas medidas rápidas para tentar salvá-lo.

Smartphone Android caiu à água? Faça isto para resolver!

Assim que o seu Android tiver sido exposto à água, a primeira coisa a fazer é desligá-lo. Se ainda estiver a funcionar, prima e mantenha premido o botão de alimentação e toque na opção correspondente para o desligar completamente. Não prima nenhum outro botão a partir deste momento – premir botões pode permitir que a água penetre ainda mais no telemóvel.

Em seguida, é necessário isolá-lo de quaisquer fontes de eletricidade. Não só uma corrente eléctrica viva pode fritar os componentes encharcados, como também pode causar-lhe ferimentos se o manusear sem cuidado. Se possível, retire todas as capas de proteção do seu Android, abra a parte de trás e retire cuidadosamente a bateria. Deve também retirar o cartão SIM e o cartão SD do seu telemóvel (caso exista) e colocar os três sobre uma toalha de papel. Infelizmente, muitos Androids já não têm placas traseiras amovíveis, por isso, se não as conseguir abrir, terá de saltar esta parte.

Se o telemóvel estava ligado a qualquer tipo de carregador, seja um carregador de parede normal, uma porta USB do computador ou uma bateria portátil, desligue-o imediatamente. O telemóvel tem de estar completamente desligado durante esta operação de salvamento.

Secagem de emergência

Uma vez desligado o seu Android e desconectado de qualquer fonte de eletricidade é altura de proceder a uma secagem suave. Primeiro, utilize um pano de microfibras absorvente e limpe suavemente o ecrã e a caixa exterior. Certifique-se de que retira todas as gotas soltas dos vários cantos e fendas do telemóvel, especialmente das portas de carregamento ou dos auscultadores. Se uma gota não sair, pode utilizar ar comprimido para a empurrar para a abertura. No entanto, utilize-o com moderação, pois não quer empurrar a água ainda mais para dentro.

Depois de ter removido o máximo de água possível, terá de colocar o telemóvel num local limpo e seco e deixá-lo secar ao ar livre durante vários dias. Mesmo a mais pequena quantidade de água pode estragar o telemóvel, pelo que deve dar tempo a quaisquer gotículas ocultas para secarem completamente e evaporarem.

Se quiser acelerar este processo, pode colocar o seu Android num saco selado juntamente com alguns pacotes de gel de sílica. São aqueles pequenos pacotes brancos que normalmente vêm com os aparelhos electrónicos selados.

Funcionou?

Depois de ter deixado o seu Android a secar durante alguns dias, dê-lhe uma vista de olhos. Se parecer estar completamente seco, pode voltar a inserir os componentes (se os tiver conseguido remover) e tentar ligá-lo. Se foi suficientemente rápido e seguiu os passos corretamente, o seu telefone não deverá estar pior. Nos dias que se seguem, mantenha-se atento às suas funções, testando os componentes principais, como o microfone e o altifalante, para garantir que tudo está a funcionar corretamente.

Se o seu Android não se ligar depois de secar, então, infelizmente, é provável que esteja morto. Nesta altura, deve contactar o fabricante do telefone para discutir os procedimentos de reparação e substituição. Se tiver um seguro para o seu telemóvel que cubra danos provocados pela água, deverá poder obter um novo sem custos adicionais; caso contrário, terá de pagar as reparações do seu bolso.

Entretanto se conseguiu recuperar o cartão SIM, pode inseri-lo num novo telemóvel para recuperar a maior parte dos dados antigos. Se não conseguiu, bem, esperemos que tenha feito uma cópia de segurança na cloud do seu telemóvel antigo.

O que não fazer

Enquanto tenta salvar o seu Android e secá-lo, pode sentir-se tentado a experimentar um dos vários truques para remover a água mais rapidamente. No entanto, é mais provável que estas tentativas estraguem o telemóvel do que o ajudem.

Em primeiro lugar, não tente sacudir a água do telemóvel à força. Pode dar-lhe um ligeiro empurrão para remover quaisquer gotículas superficiais das portas de carregamento, mas sacudi-lo só vai fazer circular a água por todo o telemóvel mais rapidamente.

Em segundo lugar, e mais importante, nunca tente utilizar calor externo para secar o telemóvel mais rapidamente. Isto inclui coisas como secadores de cabelo, radiadores, micro-ondas e fornos. Expor o telemóvel a esse tipo de calor intenso iria avariá-lo imediatamente, mesmo que não tivesse água. A única opção é a secagem gradual ao ar livre.

Finalmente, se a tampa traseira do telemóvel for amovível, pode sentir-se tentado a desmontar completamente o telemóvel para remover a água à mão. Embora esta seja tecnicamente uma opção, não deve ser tentada a menos que seja um especialista em manutenção e montagem de smartphones.

Se o seu smartphone Android caiu à água é provável que com isto consiga resolver.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também