O nosso smartphone emite sinais de rádio Bluetooth únicos que podem ser identificados e utilizados para nos seguirem e fazerem outras coisas. É esta a principal conclusão de um novo estudo que fala dos smartphones Android e dos perigos Bluetooth mas também dos iPhones. O pior de tudo é que desligar o bluetooth não resolve o problema. De facto, no caso dos smartphones da Apple, o equipamento tem de estar totalmente desligado para não nos seguirem.
Android: se usa Bluetooth está em perigo e desligar não resolve!
Quando o Bluetooth está ligado, todos os smartphones, portáteis e smartwatches fazem o melhor para nos manter anónimos. No entanto, torna-se relativamente fácil identificar os sinais característicos enviados por cada dispositivo. Assim é possível segui-los individualmente como refere o estudo da Universidade da Califórnia.
“Mesmo que estejam presentes centenas de smartphones num espaço, continua a ser possível encontrar e seguir um determinado dispositivo”.
Mas todos os dispositivos Bluetooth Android e iPhone estão em perigo?
Uns são mais fáceis de seguir e identificar do que outros. Apesar do estudo referir os smartphones Android, assinala que os iPhones até dão mais nas vistas que os outros equipamentos. Isto por serem mais poderosos. Dito isto, enviam sinais bluetooth mais fortes que os smartphones Android.
Mas quanto custa seguir um smartphone?
O site The Register refere que comprar um aparelho que permite seguir os smartphones pode custar cerca de 200 Euros.
Entretanto e quando se consegue ligar um smartphone a uma pessoa é possível segui-lo por toda a cidade com uma precisão de 96%. Isto é algo realmente preocupante.
Este estudo que fala dos ataques bluetooth e dispositivos móveis será apresentado publicamente em Maio de 2022.
No entanto este método de ataque tem as suas limitações. Isto tudo porque funciona melhor com uns equipamentos do que outros.
O que podemos fazer para estarmos mais protegidos?
Nos smartphones Android e nos portáteis com Windows desligar o bluetooth pode ser suficiente. No entanto, no caso dos iPhones, as coisas são diferentes. É que o bluetooth utiliza-se em funções como a de encontrar dispositivos ou para o AirDrop.
Assim mesmo que desliguemos o bluetooth, ele na realidade vai continuar a funcionar devido a estas operações.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!