Android Automotive: o que tem de saber se comprar um carro!

O número de fabricantes que estão a apostar no Android Automotive não pára de aumentar. De facto, vão ser cada vez mais os automóveis a virem com este sistema implementado de raíz e eventualmente o Android Auto que utilizamos nos smartphones pode vir a transformar-se numa coisa do passado. É que é muito melhor termos este sistema instalado no nosso próprio veículo e deixar o smartphone descansado.

Android Automotive: o que tem de saber se comprar um carro!

Android Automotive

De facto, ao contrário do Android Auto não precisamos de qualquer smartphone. Assim, obtemos uma experiência ainda mais genuína e uma garantia de que tudo vai correr bem. É que está devidamente adaptado ao veículo em que está a ser executado. Para além disso tem uma integração direta com o assistente da Google a e Play Store.

Dito de outro modo, podemos instalar diretamente as apps no Android Automotive. Mas atenção, porque caso compre um veículo com este sistema, há coisas que tem mesmo de saber.

Nem todas as apps estão disponíveis

Em primeiro lugar nem todas as apps estão disponíveis no Android Automotive. Isto significa que apesar de termos acesso à Play Store nem todas as aplicações não se pode instalar todas as aplicações.

Android Automotive

É que cada app tem de ser otimizada para garantir uma boa experiência no automóvel. 

No entanto a instalação funciona exatamente da mesma forma como no Android que temos nos smartphones. Assim só temos de lançar a Play Store e utilizar a pesquisa no canto superior direito para encontrarmos a app que desejamos. Para além disso a Google ainda nos dá algumas sugestões interessantes. Escusado será dizer que o Spotify está na lista já que até no Android Auto é uma as apps mais utilizados.

Entretanto a instalação de updates é automática. Escusado será dizer que temos de estar sempre ligados com a nossa conta como refere o site AutoEvolution.

Ainda existem alguns problemas

A experiência de utilização é realmente boa. No entanto, isto não significa que tudo corra sempre bem. De facto, em alguns casos não é possível descarregar apps a partir da Play Store. O download começa e de repente recebemos a informação de que não é possível descarregar. Por vezes funciona à segunda ou à terceira. No entanto, quando não dá mesmo há algumas coisas que podemos fazer.

Em primeiro lugar temos de limpar a cache da Play Store e os dados desnecessários que estejam alojados no Android Automotive. Para esse efeito temos de ir a Sistema > Armazenamento > Outras apps > Google Play Store. Aí é só limparmos a cache e os dados.

Mas há outro sítio onde temos de ir, especialmente quando não se consegue descarregar as apps. Dito isto, temos de ir a Sistema > Armazenamento > Outras apps > Mostrar apps de Sistema > Gestor de Downloads. Do mesmo modo também temos de limpar a cache e os dados para os Google Play Services.

Android Automotive: Atenção à configuração da conta

Em alguns casos é a configuração da conta Google a causar problemas. Nesse caso, a gigante dos motores de busca recomenda configurar tudo de novo. Para esse efeito, basta removermos a nossa conta e voltarmos a colocá-la.

Temos de dar um clique no ícone de perfil na Play Store, sair e voltarmos a fazer o mesmo para entrarmos novamente.

O sistema reinicia automaticamente quando desligamos o carro e o voltamos a ligar mais tarde

Este sistema vem pré-carregado ao nível do hardware do automóvel. Isto significa que reinicia automaticamente quando o veículo é desligado e iniciado. Assim acaba por garantir sempre o melhor desempenho.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também