O Android Auto é essencial para a vida de muitos e bons condutores, ao conseguir transformar os quase sempre desapontantes sistemas de infotainment, em algo realmente útil, inovador, e na verdade, muito parecido à experiência que temos no nosso smartphone.
No entanto, verdade seja dita, o design do Android Auto, especialmente em comparação ao Apple CarPlay, era feio, era confuso, e acima de tudo, era pouco funcional. Pois bem, depois de anos de pedidos, e promessas não cumpridas, eis que o Android Auto chegou a todos os utilizadores, finalmente de cara lavada, com mais funcionalidades, e ainda mais rápido.
Android Auto lavou a cara, e aparece na melhor forma de sempre
Portanto, depois de um periodo de teste algo extenso, eis que a Google decidiu lançar a nova e renovada versão do Android Auto, para todos os utilizadores do ecossistema Android. A ideia aqui, além de tornar a coisa mais agradável ao olhar, é também diminuir o tempo e atenção que o utilizador tem de dar ao sistema, oferecendo mais informação, no mesmo exato espaço fÃsico.
Sendo exatamente por isso, que a nova interface permite dividir o ecrã, de forma personalizada, ou inteligente, entre as várias apps mais importantes durante o exercÃcio da condução. Ou seja, a app de navegação (Google Maps ou Waze), Spotify, SMS, WhatsApp, e chamadas telefónicas.
De forma mais concreta, o ecrã pode ser agora dividido em três zonas! Com a maior a ficar reservada para o GPS. Enquanto as outras duas para funcionalidades menos importantes. (A parte do mapa fica mais próxima do volante, em Portugal no lado esquerdo, nos UK no lado direito).
Curiosamente, além da divisão de espaço, cada app tem também agora mais potencialidades. Afinal de contas, pode finalmente andar com a barra de progresso da música, para a frente, ou para trás! Tudo de forma a conseguir ir ao ponto preferido de um qualquer som que esteja a meter nas colunas do seu automóvel. (Algo impossÃvel na implementação anterior)
Entretanto, além de todas estas funcionalidades base, a Google também está a tentar expandir o sistema. Isto de forma a permitir entrada no automóvel sem chave, funcionalidades de Google Assistente, ou Google Maps, sem smartphone, etc…
É uma evolução tremenda!Â
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!