Android Auto está a criar situações graves na condução

O Android Auto pode ser extremamente útil quando andamos na estrada. De facto, dá-nos acesso a várias funcionalidades sem termos de tirar os olhos da estrada. Para além disso ainda nos ajuda a chegar a horas e sem grandes sobressaltos graças ao Google Maps. No entanto, acaba por criar uma certa dependência e quando as coisas correm mal pode ser complicado. Ora o último update para o Android Auto está a criar situações graves em que o sistema se desliga a meio durante a condução. Isto quer seja quando estamos em chamadas, a ouvir música e sobretudo a navegar!

Android Auto está a criar situações graves na condução

Embora não se saiba ao certo porque é que isto está a acontecer, sabe-se que alguns utilizadores ficam com o ecrã todo preto. Outros recebem um erro que aponta para um problema de ligação.

Android Auto condução

O pior disto tudo é que nenhuma das soluções típicas, e estas incluem tudo, desde limpar a cache até fazer downgrade para uma versão anterior, resolvem o problema.

O que por vezes melhora a estabilidade da aplicação é um reboot. Mas nessa altura o Android Auto é reparado por um tempo muito limitado. Depois as falhas aleatórias voltam a aparecer depois de algumas horas. Isto foi explicado pelos utilizadores nos fóruns de suporte da Google.

A Google já pediu mais informações e registos telefónicos há algumas semanas, mas não foi fornecida nenhuma atualização adicional desde então. Assim não se sabe se o bug está a ser investigado ou não. O que sabemos é que todos esperam uma correção o mais rapidamente possível.

No entanto podem existir outras situações que levam o Android Auto a desligar-se.

A primeira coisa que fazemos quando o Android Auto se desliga é voltá-lo a ligar. Mas fazê-lo é perigoso quando conduz. Reconectar geralmente significa remover e substituir o cabo durante a condução e isto é muito perigoso. Assim mais vale estar sossegado e seguir o que indicamos abaixo.

Atualize o Android Auto no seu smartphone

Se o seu automóvel tem Android Auto, mas recentemente se deparou com várias falhas tente atualizar a aplicação no seu smartphone. Isto pode ser feito facilmente através da Google Play Store.

Google Play Store Fortnite, Play Store apaga, Google Play Store anda,Novidade na Play Store,Google Play Store!,Google Play Store mata, Ameaça na Google Play Store, app na Play Store, Perigo Google Play Store, Alerta Play Store apps

Verifique as portas e o cabo

Agora é a hora de confirmar que o cabo está limpo e sem problemas. Verifique não só se há sujidade e pó em cada extremidade do cabo, mas também se há qualquer tipo de corte. Estes problemas podem ser a causa dos desligamentos.

android, jornalistas spyware ativistas

Também deve verificar a porta USB do seu smartphone, bem como a do seu carro. Soprar a porta USB-C no seu smartphone pode ajudar. Especialmente quando este equipamento passa muito tempo no bolso. Verifique também a porta USB do automóvel. É que elas são propensas à mesma sujidade e poeira que afetam outras partes do veículo. Se a porta USB do seu carro estiver suja, isto pode comprometer uma ligação fiável com o seu smartphone.

Troque o cabo

Em muitos casos, o Android Auto não se liga devido a um problema com o cabo USB escolhido. A melhor forma de resolver é assegurar-se que está a utilizar o cabo que veio com o seu smartphone ou então um semelhante e de alta qualidade.

É mesmo importante usar-se um bom cabo.

Outro problema pode ser que o cabo parece funcionar, mas está apenas a fornecer energia. Embora pouco comum para a norma USB-C, isto não é inédito. Certifique-se de que o cabo USB-C que está a utilizar é totalmente compatível com o seu smartphone, com o carro, e funciona para dados e energia.

Limpe a cache do Android Auto

Isto é outra coisa que poderá tentar quando tudo falhar. Para isso tem de ir a Definições, Aplicações e selecionando a app desejada, neste caso o Android Auto, limpe a cache.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também