O Android Auto pode ser extremamente útil quando andamos na estrada. De facto, dá-nos acesso a várias funcionalidades sem termos de tirar os olhos da estrada. Para além disso ainda nos ajuda a chegar a horas e sem grandes sobressaltos graças ao Google Maps. No entanto, acaba por criar uma certa dependência e quando as coisas correm mal pode ser complicado. Ora o último update para o Android Auto está a criar situações graves em que o sistema se desliga a meio durante a condução. Isto quer seja quando estamos em chamadas, a ouvir música e sobretudo a navegar!
Android Auto está a criar situações graves na condução
Embora não se saiba ao certo porque é que isto está a acontecer, sabe-se que alguns utilizadores ficam com o ecrã todo preto. Outros recebem um erro que aponta para um problema de ligação.
O pior disto tudo é que nenhuma das soluções típicas, e estas incluem tudo, desde limpar a cache até fazer downgrade para uma versão anterior, resolvem o problema.
O que por vezes melhora a estabilidade da aplicação é um reboot. Mas nessa altura o Android Auto é reparado por um tempo muito limitado. Depois as falhas aleatórias voltam a aparecer depois de algumas horas. Isto foi explicado pelos utilizadores nos fóruns de suporte da Google.
A Google já pediu mais informações e registos telefónicos há algumas semanas, mas não foi fornecida nenhuma atualização adicional desde então. Assim não se sabe se o bug está a ser investigado ou não. O que sabemos é que todos esperam uma correção o mais rapidamente possível.
No entanto podem existir outras situações que levam o Android Auto a desligar-se.
A primeira coisa que fazemos quando o Android Auto se desliga é voltá-lo a ligar. Mas fazê-lo é perigoso quando conduz. Reconectar geralmente significa remover e substituir o cabo durante a condução e isto é muito perigoso. Assim mais vale estar sossegado e seguir o que indicamos abaixo.
Atualize o Android Auto no seu smartphone
Se o seu automóvel tem Android Auto, mas recentemente se deparou com várias falhas tente atualizar a aplicação no seu smartphone. Isto pode ser feito facilmente através da Google Play Store.
Verifique as portas e o cabo
Agora é a hora de confirmar que o cabo está limpo e sem problemas. Verifique não só se há sujidade e pó em cada extremidade do cabo, mas também se há qualquer tipo de corte. Estes problemas podem ser a causa dos desligamentos.
Também deve verificar a porta USB do seu smartphone, bem como a do seu carro. Soprar a porta USB-C no seu smartphone pode ajudar. Especialmente quando este equipamento passa muito tempo no bolso. Verifique também a porta USB do automóvel. É que elas são propensas à mesma sujidade e poeira que afetam outras partes do veículo. Se a porta USB do seu carro estiver suja, isto pode comprometer uma ligação fiável com o seu smartphone.
Troque o cabo
Em muitos casos, o Android Auto não se liga devido a um problema com o cabo USB escolhido. A melhor forma de resolver é assegurar-se que está a utilizar o cabo que veio com o seu smartphone ou então um semelhante e de alta qualidade.
É mesmo importante usar-se um bom cabo.
Outro problema pode ser que o cabo parece funcionar, mas está apenas a fornecer energia. Embora pouco comum para a norma USB-C, isto não é inédito. Certifique-se de que o cabo USB-C que está a utilizar é totalmente compatível com o seu smartphone, com o carro, e funciona para dados e energia.
Limpe a cache do Android Auto
Isto é outra coisa que poderá tentar quando tudo falhar. Para isso tem de ir a Definições, Aplicações e selecionando a app desejada, neste caso o Android Auto, limpe a cache.
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