Para muitas pessoas, especialmente as que utilizam um veículo equipado com Android Auto, o Google Maps é normalmente a melhor opção quando se trata de navegação. O que talvez não saiba é que existe um forte concorrente, o Waze. Apesar de não vir pré-instalado nos dispositivos Android, o Waze é uma alternativa realmente forte ao Google Maps e é a melhor escolha para muitas pessoas. No entanto será a melhor? Entre o Google Maps e o Waze no Android Auto esta é a melhor opção!
Android Auto: entre Google Maps e Waze esta é a melhor opção!
Na sua essência, tanto o Waze como o Google Maps são basicamente a mesma aplicação. Isto porque ambos procuram a melhor forma de o levar de um local para outro. No entanto, os dois têm métodos diferentes para o fazer.
Ambas as aplicações levam-no para onde precisa de estar, mas notará que a aplicação Waze poderá levá-lo por algumas estradas desconhecidas. Isto deve-se ao facto de dar prioridade ao percurso mais rápido disponível, o que o torna perfeito para pessoas que procuram a velocidade acima de tudo. Isso é suficiente para o converter ao Waze? Não é assim tão simples.
O Waze leva vantagem na navegação
Quando introduz um destino no Google Maps e no Waze, obtém uma estimativa da hora de chegada de ambos. Se estiver a apanhar trânsito, o Google Maps informa-o de que existe um percurso alternativo disponível e pergunta-lhe se o quer seguir. O Waze atualizará automaticamente o seu percurso para garantir que se encontra no caminho mais rápido disponível.
Inclui informações de trânsito fáceis de ler que permitem saber antecipadamente quais os problemas com que se vai deparar. A aplicação pode, em última análise, conduzir as pessoas por estradas que não reconhecem de vez em quando, devido ao facto de encontrar sempre o caminho mais rápido. Para muitas pessoas, isso é perfeitamente aceitável, mas pode dar por si a perguntar-se porque é que, de repente, está numa rua pouco recomendável ou sai numa saída mais cedo do que o habitual.
É uma questão de preferência pessoal, mas não há dúvida de que o Waze é o vencedor quando se trata de navegação simples. Se é isso que procura, então a concorrência acabou. No entanto, há um pouco mais do que apenas a navegação.
Se estiver a introduzir um restaurante na aplicação Waze, obterá o caminho mais rápido para lá, mas não outras informações vitais. A aplicação Google Maps dá-lhe o horário de funcionamento, o número de telefone, as críticas e as fotografias. O Waze fornece as informações vitais na maior parte dos casos, mas não apresenta as opiniões dos utilizadores. Parece que os resultados podem até variar de um local para outro.
O Waze é bom se já estivermos familiarizados com a área, mas viajar para um novo local mostra as limitações – especialmente se estivermos a experimentar um restaurante.
O Waze também pode distrair um pouco com a colocação de anúncios, alguns deles de grande dimensão. Já o Google Maps não tem nada do género. Os anúncios não aparecem durante a condução, o que não é motivo de preocupação, mas podem ser irritantes quando está a introduzir o seu destino.
Na realidade num frente a frente entre apps temos pelo menos um empate
O Waze tem uma vantagem clara na navegação, que é o que muitas pessoas valorizam mais enquanto conduzem. Embora o Google Maps o informe se há abrandamentos à frente, nem sempre lhe dá uma rota diferente a seguir e funciona mais como um aviso.
O Google Maps tem um grande reconhecimento do nome, e essa é uma grande razão pela qual muitas pessoas o utilizam. O que talvez não saiba é que o Waze partilha uma empresa-mãe com a Google, pelo que não estará propriamente a abandonar o ecossistema se o abandonar. Até é possível criar uma conta Waze com a sua conta Google, pelo que tudo lhe parecerá muito familiar.
Tendo em conta a simplicidade da configuração, experimente o Waze da próxima vez que estiver a conduzir e veja se gosta. O que perde em funcionalidades básicas de qualidade de vida, como críticas de restaurantes, é compensado pela superioridade da navegação.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!