AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
android auto tempestade, O Android Auto e, Android Auto desligar-se

Android Auto e Apple Car Play são mais perigosos que os smartphones

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
21 de Março, 2020
em Sem categoria
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Nos últimos anos, os sistemas operativos como o Android ou iOS, que apenas estavam disponíveis nos smartphones, deixaram estes equipamentos e chegaram a outros dispositivos como televisões, relógios e até aos próprios automóveis.  De facto, apostas como o Android Auto e Apple CarPlay prometeram desde logo serem uma solução para se evitar o uso do smartphone enquanto conduzimos. No entanto, parece que a solução não é muito melhor do que o problema original. Pelo menos, é o que um novo estudo revela.

Android Auto e Apple Car Play são mais perigosos que os smartphones

Hoje é proibido utilizarmos o smartphone quando estamos a conduzir, bem como operarmos os veículos sob influência de álcool ou outras substâncias. O objetivo destas proibições não é outro senão evitar qualquer causa que nos impeça de perder a concentração ao volante.

Eventualmente e olhando para este estudo, sistemas como o Android Auto e Apple Car Play, podem vir a ser proibidos também.

android auto

Estes sistemas são muito completos e interessantes. De facto, revelam informações muito úteis no painel. Ainda assim, também podem representar um enorme perigo, por isto mesmo.

No estudo IAM RoadSmart, foram comparados os tempos de reação. Normalmente, no caso de quem está a conduzir é de um segundo.

Excedendo a taxa de álcool, o tempo de reação é 12% mais lento, enquanto após consumir cannabis o tempo aumenta para mais 21%. Depois chegam os sistemas operativos nos dispositivos móveis.

Smartphone:

Mãos livres: 27% mais lento.
Escrever: 35% mais lento.
Segurar o smartphone com as mãos: 46% mais lento.

Android Auto:

Mãos-livres: 30% mais lento.
Tocar no ecrã sensível ao toque: 53% mais lento.

Apple CarPlay:

Mãos-livres: 36% mais lento.
Tocar no ecrã sensível ao toque: 57%

Nesta comparação o CarPlay da Apple parece ser o sistema que mais distrai. 

É verdade que estes estudos valem o que valem e existem opiniões muito diversas acerca deste assunto. Pessoalmente, acho-os úteis até porque podemos fazer muitas coisas através de comandos de voz.

No entanto e em última análise é algo que depende muito do condutor. Ainda assim, estas estatísticas devem ser um sinal para quem desenvolve estes sistemas. Por mais que haja utilizadores, ou melhor, condutores que não se deixam afetar pelo uso da tecnologia, existem outros que sim. Assim, será, necessário simplificar alguns sistemas para que a intervenção manual dos utilizadores tenha de ser pouca.

Fonte

SummarizePartilhar234
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

há um truque para ativar o cartão digi mais depressa!

Tens um router LTE com a DIGI e há sites que não abrem? Sabe como resolver

por Bruno Fonseca
15 de Fevereiro, 2026

Descobre por que razão mudar o DNS não chega para corrigir as falhas de acesso no Reddit e noutras plataformas quando usas a rede da DIGI.

Lei dos metadados: o que são e o que pode estar em causa!

Estás sem dados móveis? Não és o único!

por Nuno Miguel Oliveira
15 de Fevereiro, 2026

Hoje, dia 15 de fevereiro, alguns clientes Vodafone estão a apresentar queixas por falta de ligação à rede móvel 4G e 5G. Não é, aparentemente, um problema geral,...

Cuecas que medem gases? Sim pode ser o novo wearable

Cuecas que medem gases? Sim pode ser o novo wearable

por Bruno Fonseca
15 de Fevereiro, 2026

Descobre como este novo wearable está a revolucionar o estudo da saúde intestinal e a desmistificar o que é considerado normal no mundo dos gases.

novo cpu topo de gama da amd esgotou!

Amazon vendeu muitos menos CPUs. Sinal do quê?

por Nuno Miguel Oliveira
15 de Fevereiro, 2026

Há números que não enganam, são como o algodão! Dito tudo isto, em janeiro de 2026, a Amazon dos EUA vendeu cerca de 26 mil processadores. No mesmo...

Artigo Seguinte
Google já lançou o seu Website com informações acerca do COVID-19!

Google já lançou o seu Website com informações acerca do COVID-19!

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

Antena Starlink ao ar livre com edifícios ao fundo, em dia ensolarado.

Trocar a fibra de casa pelo Starlink em Portugal: vale mesmo a pena?

15 de Fevereiro, 2026
iPhone, Apple

Trocavas um iPhone 17 Pro por um iPhone Fold?

15 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados