Atenção! Android Auto vai deixar de funcionar nestes smartphones!

Após movimentos semelhantes do Google Chrome e do Calendário, o Android Auto vai deixar de funcionar em alguns smartphones num futuro próximo.

Atenção! Android Auto vai deixar de funcionar nestes smartphones!

No mês passado, a Google partilhou que a última atualização do Chrome (versão 120) seria a última a suportar dispositivos com Android Nougat ou anterior. Também se descobriu que o Google Calendar faria um movimento semelhante, deixando de funcionar no sistema operativo mais antigo. Para contextualizar, o Nougat chegou inicialmente em 2016 e foi a versão do Android que a primeira geração de smartphones Pixel executou.

Android Auto deixar de funcionar

Agora, parece que o Android Auto é o próximo a fazer tal movimento, de acordo com novos detalhes na última atualização (versão 11.0). Um novo texto no código da aplicação deixa claro que os utilizadores serão notificados em breve sobre a necessidade de atualizar para uma versão mais recente do Android. Dito isto, o site 9to5Google descobriu que o Android Oreo será o novo requisito mínimo.

Além das notificações do telefone, parece que o Android Auto também exibirá um aviso semelhante no ecrã do seu carro.

Android Auto

Como esses alertas ainda não foram lançados para os dispositivos, parece que o Android Auto continuará a funcionar no Nougat por pelo menos mais um pouco, mas o tempo está a passar.

No entanto não deixa de ser estranho o facto de a Google estar a implementar estas mensagens. Se alguém em 2023 estiver a utilizar o Android Nougat em vez de uma versão mais recente, é quase certo que não há atualizações disponíveis para o dispositivo.

Entretanto se estiver num dispositivo que ainda executa o Android Nougat ou anterior, deve considerar a atualização para um novo telefone. Isto antes que o Android Auto, o Calendário e o Chrome deixem de funcionar. É que afinal de contas haverá mais aplicações a seguir o mesmo caminho.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também