Os utilizadores estão ansiosos pelo novo Android Auto Coolwalk, ou seja, aquele que revoluciona a interface. O problema é que ele não está a ser propriamente rápido a chegar. Isto porque como normalmente acontece nestes casos a distribuição é faseada. É isto que está a levar algumas pessoas a tentarem instalar “à bruta” a última versão do Android Auto para de algum modo force a nova interface. A grande questão é que o Android Coolwalk não pode ser ativado desta maneira e como tal estão a surgir problemas.
Android Auto Coolwalk: muito cuidado a forçar o update!
A atualização, ou pelo menos, a ativação do CoolWalk ocorre do lado do servidor. Dito isto, não há muito que se possa fazer para além de esperar. No entanto isto não impede as pessoas de tentarem atualizar para a última versão do Android Auto. Isto numa tentativa de terem direito à nova interface. O problema é que de facto ficam com uma alteração no design mas que não vão querer.
Atualizar o Android Auto para a versão mais recente e estável faz com que a doca (muitas vezes referida como a barra de tarefas) já não mostre os ícones. Assim é impossível para os utilizadores alternarem entre aplicações. Após o lançamento, o Android Auto carrega automaticamente o Google Maps, mas a interação com a aplicação também não funciona.
A configuração da navegação não funciona e o Google Maps só pode mostrar a localização em tempo real do veículo. Fechar o Google Maps não é possível, pelo que, no geral, o Android Auto é impossível de usar, a menos que tudo o que pretenda seja manter os mapas no ecrã.
Não se sabe exatamente o que está a causar a falha, mas o culpado parece ser a versão mais recente do Android Auto. Estes problemas podem normalmente ser resolvidos fazendo o downgrade para uma versão anterior. No entanto, desta vez, os utilizadores afirmam que o comportamento original não é restaurado quando se volta a uma versão anterior.
As correções genéricas, que incluem a limpeza da cache e os dados, também não produzem melhorias.
Não se sabe se a doca em falta no Android Auto está de alguma forma relacionada com o lançamento do Coolwalk, mas há a possibilidade de os dois estarem ligados. Se for esse o caso, talvez a Google estivesse a tentar ativar o UI Coolwalk nos dispositivos afetados, mas o processo falhou e fez com que a doca fosse ocultada.
Seja como for a Google já está a investigar estes relatos e vários utilizadores confirmaram o mesmo comportamento nos seus veículos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!