Um dos principais pontos de atração do Android Auto e do CarPlay é a capacidade de controlar a reprodução multimédia a partir de aplicações de música e podcasts. No entanto, ambas as plataformas ignoram atualmente o rádio incorporado no automóvel. Em breve, porém, isso pode mudar. Para começar o Android Auto já se prepara para passar a controlar o seu autorrádio.
Android Auto prepara-se para passar a controlar o seu autorrádio
Atualmente, o Android Auto assume o controlo da reprodução multimédia no seu automóvel e suporta aplicações e serviços que reproduzem música e podcasts a partir do seu smartphone. Isto pode incluir o YouTube Music, Spotify ou outros. Alguns carros ainda permitem que ouça o rádio embutido enquanto usa o Android Auto, mas isso geralmente requer malabarismos entre o próprio Android Auto e o software nativo do carro, o que pode levar a problemas e, no mínimo, tira seus olhos da estrada por mais tempo.
Para ajudar com isso, parece que o Android Auto está a adicionar suporte para controlar o rádio do seu carro.
Nas versões mais recentes do Android Auto, v12.3 e v12.4, o site 9to5Google encontrou novas cadeias de caracteres que sugerem o suporte para controlos do “Car Radio”. Isso inclui alternar entre estações AM e FM, bem como suporte para “HD Radio”.
<string name=”radio_node_am_display_name”>AM</string>
<string name=”radio_node_dab_display_name”>DAB</string>
<string name=”radio_node_fm_display_name”>FM</string>
<string name=”radio_node_fm_hd_display_name”>Rádio HD</string>
<string name=”radio_selection_error”>Programa de rádio não disponível</string>
<string name=”radio_service_label”>Rádio automóvel</string>
Esta funcionalidade ainda não está disponível, mas especulamos que poderá aparecer como uma aplicação, talvez utilizando a mesma interface de utilizador básica de outras aplicações multimédia. Ou, à semelhança do atalho que remete para o software do automóvel, talvez funcione simplesmente como um atalho para a interface do rádio do automóvel. No entanto, isto parece menos provável. Sobretudo porque exigiria certamente actualizações de software por parte dos fabricantes de automóveis.
Outras novidades
Entretanto, a Google eliminou muitas das cadeias de caracteres relacionadas com os wallpapers. Isto deve-se provavelmente ao facto de, no início do ano passado, a empresa ter atualizado o Android Auto para copiar o papel de parede do seu smartphone, eliminando qualquer necessidade de ter papéis de fundo dedicados para o próprio carro.
Esta atualização também ajustou a linguagem em muitas partes do Android Auto em relação a quando o smartphone ligado está muito quente. Assim diz aos utilizadores como eles podem “melhorar o desempenho do telefone” por meio de ações como desligar o ecrã, bem como não usarem um carregador sem fio.
As versões 12.3 e 12.4 do Android Auto estão atualmente a ser lançadas através dos canais estável e beta na Play Store.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!