Android Auto acabou nestes smartphones antigos! E agora?

Várias pessoas confiam no Android Auto e nas apps de navegação para chegarem sempre a horas e sobretudo para não se perderem. É por esse motivo que a revelação de que o Android Auto acabou nos smartphones antigos pode assustar. No entanto, isto pode não afetar a maioria dos utilizadores que até têm tendência a mudar de telemóvel com alguma frequência. Mas afinal de contas será que vai ser impactado por esta mudança que a Google fez?

Android Auto acabou nestes smartphones antigos! E agora?

Apesar de ter sido sem anúncio prévio a Google atualizou silenciosamente os requisitos mínimos para o Android Auto. A propósito disto há duas coisas que tem de saber. A primeira é que isto só afeta quem liga o telemóvel ao carro através de uma ligação com fios. A segunda é que o sistema operativo mínimo para o Android Auto passa a ser o Android 9.0 ou superior. Ora este sistema operativo chegou em 2018. Se quiser situar-se mais ou menos e em termos cronológicos da Samsung estamos a falar do S8 e S9. Ou seja tudo o que está para trás disto fica de fora.

Com uma nova versão do Android já no radar, faz sentido para o Google abandonar o suporte para versões mais antigas, especialmente porque o seu uso diminuiu significativamente. O Android Oreo atingiu a fase de disponibilidade geral em 21 de agosto de 2017, com a última versão a entrar em vigor em outubro de 2021.

O que acontece aos telemóveis mais antigos?

Teoricamente, o Android Auto continuará a funcionar nos dispositivos com Android Oreo onde já está instalado. No entanto nada de novas actualizações. Isto significa que permanecerá na versão atual enquanto a Google deixar.

No entanto, se utilizar o Android Auto com uma ligação sem fios, nada muda. Isto embora o Oreo seja também o requisito mínimo se possuir um Samsung Galaxy S8 ou Note 8. No entanto, a partir do Android 10, pode usar qualquer smartphone Google ou Samsung.

s8

O Android Oreo chegou como um lançamento notável para a sua época, trazendo funções muito importantes como o suporte picture-in-picture e os pontos de notificação que agora são amplamente utilizados em todo o ecossistema.

Este sistema operativo também incluía ícones adaptáveis, fontes descarregáveis e cores de gama larga. No entanto tendo em conta que chegou há sete anos, chegou a altura de todos o deixarem para trás e passarem para os sistemas de nova geração. A próxima versão do Android deverá aparecer dentro de poucas semanas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também