A Google anunciou o tão aguardado novo design “Coolwalk” para o Android Auto no início deste ano. No entanto à medida que o tempo passa, a atualização ainda só está a chegar a alguns utilizadores selecionados. Entretanto agora, o Android Auto 8.7 está a ser lançado de forma generalizada, mas ainda não traz a aguardada renovação.
Android Auto 8.7 chegou mas sem o brinde especial
Nos últimos dias, a Google lançou o Android Auto 8.7 no canal de atualização estável. Isto significa que a maioria dos utilizadores pode ir à Play Store para receber a atualização. Ainda assim tendo em conta os lançamentos faseados habituais da Google, esta poderá ainda não aparecer no seu dispositivo. Isto não é um grande problema uma vez que a atualização em si não traz grandes mudanças. Há provavelmente algumas correções mas nada em particular.
Ou seja, ao contrário do que muitos esperavam, o Android 8.7 ainda não chega com o aguardado Coolwalk.
Em vez disso, a Google tem vindo a desenvolver a interface renovada através de uma atualização do lado do servidor desde o início de janeiro. A mudança foi lançada para os utilizadores no programa beta no final do ano passado, mas só há algumas semanas é que está a chegar ao canal estável. No entanto, o lançamento tem sido bastante lento até agora.
Para além disso as coisas nem sempre têm corrido de uma forma muito pacífica.
O mais recente relato chega de utilizadores que atualizaram os seus dispositivos Android para a versão mais recente do sistema operativo da Google. Já há algum tempo que sabemos que, em alguns casos, o Android 13 não combina muito bem com o Android Auto, mas agora parece que também está a causar problemas ao modo sem fios.
Os utilizadores afirmam que, depois de instalarem o Android 13, o Android Auto já não permite que se bloqueie o smartphone quando a aplicação está a funcionar na unidade principal dos seus veículos. Por um lado, o ecrã parece mesmo bloquear e escurecer. No entanto, a verdade é que depois ele permanece ligado enquanto a aplicação está em funcionamento. Depois causa também problemas a ligar e a desligar o dispositivo.
Neste momento não se sabe muito bem que parte do sistema operativo está a causar o problema. No entanto desligar e voltar a ligar o dispositivo que está a correr o Android Auto faz com que tudo fique a funcionar bem. Entretanto quem tiver uma ligação por cabo não tem quaisquer problemas.
A culpa é de facto o Android 13 mas de facto é difícil dizer porque é que o novo sistema operativo mantém o ecrã ativo enquanto o Android Auto está em funcionamento. A Google já confirmou que está a analisar os relatórios, mas por enquanto ainda não é claro se já há uma correção a caminho.