Quando a Google e a Apple anunciaram que iam trabalhar em conjunto para criarem uma API que permitiria às aplicações seguirem os nossos contactos sociais, pareceu e foi algo em grande. No entanto, o que é muitas vezes criado para o bem, acaba por ser utilizado para o mal. Assim, muitos utilizadores mal intencionados já estão a aproveitar-se disto criando aplicações de ransomware que se fazem passar por aplicação desenvolvida para o COVID-19. É preciso mesmo cuidado com a instalação das apps Android.
Android: cuidado com as apps que lhe podem roubar tudo!
De facto, quando alguns governos anunciaram a criação de uma app para seguir contactos e perceber que pessoas estiveram em contacto com alguém que ficou infectado com COVID-19, um grupo de criminosos criou um ransomware chamado CryCryptor. Esta app para Android encripta os ficheiros mais importantes dos utilizadores e posteriormente dá instruções para o resgate dos mesmos.
Felizmente a equipa de desenvolvimento da ESET conseguiu descobrir este esquema. Apesar do CryCryptor não ser uma ameaça com muita prevalência, por enquanto, isto não significa que não virá a ser um grande problema.
Para que esta ameaça tenha sucesso os criminosos estão a aproveitar-se de uma coisa. A possibilidade de se instalar apps fora da Google Play Store.
Se não costuma fazer isto e se o seu smartphone nem permite instalar aplicações fora da loja oficial da Google, então está a salvo deste ransomware. No entanto, para quem até costuma instalar apps de fora, vamos explicar como tudo funciona.
Um utilizador começa por visitar um site que parece oficial e que tem um link para a Play Store para descarregar uma aplicação relativa ao COVID-19 e que permite acompanhar os contactos sociais.
O utilizar dá um clique na ligação. Depois, em vez de ir para a Play Store, o link aponta diretamente para um apk que é descarregado para o smartphone da vÃtima.
Se o dispositivo estiver configurado para correr apps fora da Play Store, então o processo de instalação é rápido e decorre sem qualquer alerta.
Depois quando a vÃtima correr a aplicação de acompanhamento de contactos, o ataque do ransomware começa.
De facto, o CryCryptor começa a encriptar todos os ficheiros importantes no smartphone. Em cada pasta que for encriptada aparece um novo ficheiro de texto chamado readme_now.txt. Nesse ficheiro estão as instrução que revelam como contactar os criminosos de modo a desencriptar os ficheiros.
Se a pessoa não pagar os dados estão perdidos para sempre. Ou estariam. É que este conhecido fabricante de soluções de antivÃrus, a ESET, criou uma ferramenta que permite desencriptar os ficheiros.
Pode encontrar mais informações sobre esta ferramenta aqui.
Seja como for esteja sempre atento ao que instala no seu equipamento.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!