Android: esta aplicação perigosa lê as suas conversas!

Os utilizadores Android estão em alerta para uma aplicação perigosa que pode roubar as suas informações pessoais. Esta nova aplicação maliciosa tem como alvo os utilizadores de Android que estão ativos no WhatsApp, Telegram, Signal e Facebook Messenger. Assim apague já esta aplicação perigosa do seu smartphone Android que lê as suas conversas.

Android: esta aplicação perigosa lê as suas conversas

A aplicação, denominada “Safe Chat” e chegou para parecer uma aplicação de mensagens legítima.

No entanto, na realidade, trata-se de malware que pode roubar os seus dados de mensagens, contactos e outras informações pessoais. A CYFIRMA, os especialistas que descobriram a aplicação maliciosa, explicaram como funciona a aplicação no seu site.

aplicação perigosa Android

O malware é espalhado através de serviços de mensagens instantâneas como o WhatApp através de táticas de engenharia social como o phishing.

O phishing é um ataque em que os atacantes enganam as pessoas para que revelem informações sensíveis. A mensagem pode indicar à vítima que existe um serviço de mensagens “mais seguro” e depois ligar à aplicação impostora.

Após o download, os utilizadores podem ser enganados pelo design da aplicação, que os leva a pensar que podem comunicar com os seus contactos.

Mas, na realidade, não podem – a aplicação está apenas a trabalhar para roubar os seus dados. Além disso, pode enviar mensagens SMS de valor acrescentado para o seu número de telefone, o que lhe pode custar dinheiro.

Há várias coisas que pode fazer para reduzir o risco de ser vítima de um esquema de phishing.

Em primeiro lugar, deve parar quando se deparar com um e-mail ou texto estranho, pois pode tratar-se de uma burla.

Também é muito importante que nunca clique numa hiperligação, responda a uma mensagem de texto ou forneça informações a quem lhe telefona.

Deve sempre validar um pedido antes de fazer qualquer coisa e, se achar que se trata de uma burla, apague a mensagem ou desligue o telefone.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também