Recentemente foi encontrada uma falha de segurança que impedia os smartphones Android de ligarem para os serviços de emergência. Agora e graças ao utilizador linuxct pode verificar agora mesmo se está afetado por esta falha no Android relacionada com o Microsoft Teams. É que deste modo não terá nenhuma surpresa desagradável. É que o problema nem é só o Teams. Algum utilizador mal intencionado pode explorar esta falha para impedir que as pessoas liguem para os serviços de urgência.
Android: veja agora mesmo se está afetado por esta falha!
A app PhoneAccount Abuse Detector ajuda a identificar apps que podem duplicar contas e levam a este problema. Funciona de uma forma muito simples. Se descobrir alguma pode desativar ou eliminar de imediato para não ter quaisquer problemas. A aplicação é open source e não tem qualquer custo.
Como é possÃvel ver-se na imagem acima, a aplicação revela quantas aplicações no dispositivo podem estar a causar problemas.
Entretanto se não tivermos nenhuma a dar problemas também ficamos logo a saber.
Como foi descoberta esta falha?
No dia 9 de Dezembro falou-se muito de um bug no Microsoft Teams que causava problemas nas chamadas para os serviços de emergência no sistema operativo Android. Sendo uma situação que se pode configurar como bastante grave, a Microsoft foi rápida a agir e como tal já está a disponibilizar a correção para esta situação. Ou seja, do lado da gigante de Redmond o problema já está resolvido, mas ainda haverá também outra por parte da Google que deverá chegar dentro de semanas.
Assim esta situação verificou-se nos Estados Unidos e neste caso em concreto num Pixel 3. Um utilizador teve de ligar com urgência para o 911 e percebeu que não o conseguia fazer. Seja como for a Google está a par desta questão e diz que uma correção está a caminho.
Uma descoberta na pior altura possÃvel
Entretanto quem descobriu esta falha, fê-lo na pior altura possÃvel. O Avô estava a ter um ataque cardÃaco e como tal o neto tentou chamar rapidamente os serviços de emergência. Ora foi aà que percebeu que não o conseguia fazer. Tocou uma vez e depois disso o smartphone ficou numa espécie de estado de bloqueio. Era possÃvel aceder à s apps mas estava uma chamada encravada em segundo plano.
Pouco depois a Google confirmou a existência desta falha e conseguiu reproduzi-la em algumas circunstâncias. Aparentemente tudo se deve a uma interação entre o Teams e o sistema operativo Android mas apenas em determinadas circunstâncias. Ou seja, afeta quem instalou a app da Microsoft mas não introduziu os dados.
A versão 1416/1.0.0.2021194504 do Teams já contém uma correção para este problema. No entanto e como referi ainda será necessária uma alteração por parte da Google mas que só deve chegar com os updates de Janeiro para o sistema operativo Android. Seja como for já é muito pouco provável que este problema volte a aparecer.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!