Como estamos fartos de dizer, o processo de 2nm está demasiado “verde” para servir de base a toda uma nova geração de smartphones. Aliás, está tão verde, e tão absurdamente caro, que nem a Apple lhe quer meter a mão.
Por isso, toda a nova geração de dispositivos “smart” da Apple (Setembro), e Android (final de 2025), vão ser novamente baseados no processo de 3nm da TSMC. Porém, não vai ser o mesmo exato processo de produção. Além disso, vão existir grandes melhorias arquiteturais, que deverão resultar em números bastante mais interessantes.
Android: 3nm é para se manter, mas a performance vai aumentar!
Portanto, ao que tudo indica, o lado Android da coisa está a apostar muito e bem na performance pura e dura dos seus processadores.
Aliás, depois de várias gerações em que a Apple foi intocável na performance “single-core”, a realidade é que existe uma ameaça real de resultados muito similares, ou quem sabe, até de uma ultrapassagem já nesta nova geração de smartphones Android.
Afinal de contas, tanto o Snapdragon 8 Elite Gen2 como o Dimensity 9500 vão trazer suporte à tecnologia ARM Scalable Matrix Extension, o que com a ajuda de várias melhorias arquiteturais, e uso de um processo de 3nm mais maduro e eficiente (N3P), deverá resultar em valores muito mais interessantes face aos atuais.
Ao que tudo indica, ambos os processadores pensados para o ecossistema Android vão ser capazes de chegar perto dos 4000 pontos no teste single-core do Geekbench 6. Ou seja, uma pontuação superior ao SoC M4 da Apple. O que seria… Muito interessante!
Temos de esperar para ver o que isto vai dar. Mas, apesar de ser excitante ver processadores mobile a chegar a estes níveis de performance, por vezes com saltos geracionais quase inacreditáveis, a realidade é que o desempenho já não é um problema no mundo dos smartphones há várias gerações. Por isso, todo este acréscimo de performance vai acabar por não fazer grande diferença. Isto a não ser que as fabricantes comecem a apostar em novas funcionalidades inovadoras.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!