Alerta Android: atenção estas 200 apps espiam os utilizadores!

É preciso muito cuidado com as apps dos nossos smartphones. É que instalar a app errada leva a muitos problemas e as nossas informações passam a circular por todo o lado e até podem cair nas mãos erradas. Dito isto, investigadores de uma conhecida empresa de segurança descobriram cerca de 200 apps que estão a espiar os utilizadores no sistema operativo Android.

Alerta Android: atenção estas 200 apps espiam os utilizadores!

As apps perigosas, quando instaladas, fazem com que outras pessoas passem a ter acesso às nossas mensagens de texto e até localização. Entretanto descarregaram-se mais de nove milhões de vezes. A equipa do Dr. Web Anti-virus refere que encontraram as apps perigosas na App Gallery disponível para todos os smartphones Huawei.

Entretanto elas já desapareceram da loja assim que a denúncia foi feita. No entanto, se descarregou alguma, pode ainda estar no seu smartphone.

Android 200 apps

As apps são aquilo que os especialistas chamam de troianos, ou trojans. Isto em alusão ao cavalo de Tróia. São perigosas porque se fazem passar por apps normais para enganar as pessoas.

Assim que a app é instalada no smartphone da vítima, liberta malware. Depois rouba dados e pode controlar o equipamento.

A maioria delas disfarçam-se de apps destinadas a crianças. Têm vários estilos e incluem simuladores falsos, jogos de estratégia e shooters.

Entretanto assim que uma app chegava ao smartphone pedia logo permissão para fazer e gerir chamadas. Logo à partida e quando se aceitava isto elas passavam a ter acesso ao número de telefone, mensagens de texto e até coordenadas GPS.

Para que não tenha surpresas e verifique agora mesmo se tem alguma das apps perigosas instaladas pode verificar a lista completa aqui.

Se houver alguma no seu smartphone, tem de desinstalá-la agora.

Para evitar estas ameaças, recomenda-se que descarregue apenas apps de editores de confiança e bem conhecidos.

Também é importante atualizar o seu dispositivo móvel.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também