Ao que tudo indica, com o Android 16, a Google pode estar muito perto de roubar uma ideia chave à Apple para melhorar o seu sistema de notificações. Algo extremamente interessante, porque na opinião da grande maioria dos consumidores, o Android é o SO superior no lado das notificações.
Porém, aqui não estamos a falar de notificações normais. Estamos sim a falar de notificações persistentes. Podemos até dizer que estamos a falar de uma Ilha Dinâmica, mas mais ao estilo daquilo que é o ecossistema Android.
Android 16 vai roubar uma ideia à Apple!
Portanto, enquanto o Android 15 já está pronto para os smartphones Pixel, e está prestes a chegar à grande maioria dos topo de gama do ano passado, a realidade é que o foco já está virado para o Android 16.
Sendo exatamente por isso que já começámos a ouvir falar de um novo “truque” para as notificações, com o nome Rich Ongoing Notifications, que basicamente é algo baseado na Ilha Dinâmica dos mais recentes iPhone, porém com algumas melhorias à mistura.
Ou seja, os smartphones Android do futuro, ou os já existentes que contem com bom suporte por parte das suas fabricantes, vão contar com um novo sistema de notificações persistentes no topo do ecrã.
Mais concretamente, enquanto a Ilha Dinâmica do iPhone é capaz de mostrar informações de todo o tipo de forma passiva, que podem até ser expandidas a partir de um toque. Como é o caso de música em reprodução, resultados desportivos, ou o tempo que a sua comida vai demorar a chegar (Uber Eats). Tudo indica que algo de muito similar vai chegar ao Android 16, porém sem qualquer ênfase no oríficio dos sensores frontais.
Ou seja, as informações podem aparecer em qualquer lado da barra de notificações. Sem qualquer aproveitamento do “buraco”.
Aliás, já temos referências à funcionalidade no recentemente lançado Android 15 QPR1 Beta 3. Mas, é muito provável que só comece a ser testado no Android 16, para chegar ao mercado algures no verão de 2025.
Antes de mais nada, acha boa ideia? Ou é uma ideia demasiado copiada? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!