As novas versões do Android vêm normalmente com uma longa lista de melhorias e a verdade é que o último lançamento não escapa a isto. No entanto por vezes há também algumas coisas que ficam estragadas. Desta vez o Android 15 criou problemas no Android Auto e logo à partida terá dificuldades a interagir com a aplicação.
O site Autoevolution lançou o alerta para esta questão graças a uma mensagem enviada por um utilizador. Parecia algo muito isolado, mas rapidamente começou a generalizar-se, embora não se saiba ao certo quantas pessoas foram afetadas.
Uma breve discussão nos fóruns da Google inclui comentários de outros utilizadores que afirmam que já não é possível utilizar os idiomas nativos no Android Auto. O culpado é o Android 15, uma vez que o inglês passou a ser a única língua disponível quando se executa a aplicação.
A utilização do teclado também pode ser complicada para algumas pessoas. Isto porque o idioma também muda.
Não se sabe ao certo o que está a causar o problema, mas todos os utilizadores que recorreram aos fóruns da Google afirmam que o problema foi causado pela atualização para o Android 15. Considerando que o problema pode residir no sistema operativo, desfazer a atualização não é a opção mais conveniente, uma vez que a única opção é voltar à versão anterior do sistema operativo em execução no dispositivo.
Um especialista da comunidade que afirma fazer parte da equipa do Android Auto juntou-se à conversa e disse aos utilizadores que receberiam e-mails com mais informações, mas não foram partilhadas mais actualizações.
O problema parece acontecer principalmente com os smartphones Google Pixel.
Android Auto 13.3 Beta já está disponível
Há já algum tempo que sabemos que a Google está a trabalhar em muitas novidades para o Android Auto. Dito isto, parece que estamos a aproximar-nos do momento em que esta atualização há muito esperada poderá finalmente receber luz verde. É que o Android Auto 13.3 chegou a tem uma grande novidade no interior
A versão beta do Android Auto 13.3 chegou aos utilizadores inscritos no programa de testes. Isto apesar de qualquer pessoa a poder instalar utilizando a compilação APK dedicada.
A atualização inclui provas de que o trabalho no sistema de rádio está a progredir bem, com a Google a adicionar categorias que permitirão aos utilizadores filtrar as estações de rádio por género.
O Android Auto e a interação com as estações de rádio
A versão atual do Android Auto não permite que os utilizadores ouçam estações de rádio, a menos que se baseiem em transmissões online. As rádios AM e FM tradicionais não são suportadas pelo Android Auto. Assim a única opção dos utilizadores é abandonar a aplicação e regressar ao software de infoentretenimento nativo do veículo.
É óbvio que a Google não quer que isto aconteça, uma vez que pretende manter os utilizadores ligados à interface do Android Auto. Assim o Car Media disponibilizará aos utilizadores um centro onde podem encontrar todas as opções de audição de multimédia, incluindo estações de rádio e conteúdos armazenados em suportes amovíveis (também não suportados atualmente no Android Auto).
A empresa começou a trabalhar nesta aplicação Car Media há muitos meses, e o Android Auto 13.3 sugere que a funcionalidade está a aproximar-se das fases finais de desenvolvimento.
A Google adicionou categorias de multimédia
Presumivelmente para estações de rádio, para que os utilizadores possam ouvir desporto, música pop, notícias, jazz, hip-hop e outros tipos de estações de rádio. O seu veículo já pode obter esta informação sobre as estações de rádio, pelo que o Android Auto poderá agrupar tudo nestas categorias automaticamente.
No entanto, tendo em conta a longa lista de categorias atualmente mencionadas na última versão beta do Android Auto, acredita-se que a Google tem planos mais ambiciosos. A futura aplicação Car Media poderá também incluir estações de rádio online, embora isso signifique tornar algumas aplicações, como o TuneIn, quase redundantes. Esta direçãoRA$$ faria sentido, uma vez que os utilizadores do Android Auto podem encontrar o conteúdo multimédia que pretendem num único local.
A funcionalidade ainda está em desenvolvimento. Tendo em conta que a Google tem mantido uma posição reservada em relação aos seus planos, é possível que ainda mantenha as coisas em segredo durante mais algum tempo.
Se pretender transferir a versão beta do Android Auto 13.3 para o seu dispositivo, deve lembrar-se de que se trata de software de pré-lançamento. Ou seja, com uma maior probabilidade de problemas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!