Android 13 vai revolucionar o gaming no smartphone

Hoje em dia, é completamente normal ver qualquer tipo de pessoa, de todas as idades, a jogar no smartphone. Epá… Até a minha mãe com mais de 60 anos passa a vida a jogar Candy Crush toda feliz da vida! Por isso, faz todo o sentido ver as gigantes responsáveis pelos sistemas operativos, a apostar nesta vertente de utilização dos seus aparelhos.

Como já deve ter percebido, não estou a falar de smartphones gaming! Estou mesmo a falar de mudanças profundas na próxima versão do Sistema Operativo Android, que deverão resultar num corte brutal no tempo de loading em jogo.

Android 13 vai revolucionar o gaming no smartphone

S22 Ultra

Portanto, dependendo do smartphone que tem no bolso, os tempos de loading poderão ser extremamente rápidos, apenas aceitáveis, ou claro, horríveis. Ao fim ao cabo, o mundo dos smartphones está cada vez mais parecido aos dos PCs, com modelos completamente diferentes, focados em gamas também elas diferentes, e por isso, com níveis de processamento obviamente diferentes.

No entanto, os tempos de loading não dependem apenas do hardware, a otimização do software também tem um peso muito significativo no tempo que fica a olhar para o ecrã, à espera que a barra chegue aos 100%.

Por isso, a equipa de desenvolvimento do SO Android, está agora a trabalhar numa forma de cortar esse tempo. Curiosamente, isto tinha sido planeado para o Android 12, mas a equipa acabou por não ter o tempo necessário para realmente desenvolver e implementar o código necessário.

Como é que vai tudo funcionar?

Ao que tudo indica, vai ser adicionada uma nova função à API Android GameManager, denominada de ‘SetGameState’. Que basicamente, vai definir o estado de um jogo, ou aplicação.

Por sua vez, dependendo deste estado, o jogo passa uma mensagem ao sistema de gestão de recursos do smartphone, para aumentar a performance de certos componentes, como é o caso do CPU. Com esta mensagem, o CPU irá reservar mais recursos para a tarefa de processamento de dados do jogo em inicialização. (Pode causar uma baixa de performance noutras apps em segundo plano.)

Ou seja, no fim do dia, vai tudo depender do hardware, mas com pequenas otimizações, até o smartphone mais velho, ou mais barato, vai ser capaz de apresentar algumas melhorias neste campo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha interessante? Vai fazer alguma diferença? Sofre com lentidão no loading? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também