Android 13 apenas chegou a 5% dos aparelhos

Mais uma voltinha? É que os anos passam, mas pouco ou nada munda no mundo Android. Afinal de contas, enquanto a versão mais recente do iOS já foi adotada pela grande maioria dos utilizadores, o mais recente Android 13 ainda só chegou a uns irrisórios 5% do ecossistema.

Sim, é verdade que não é necessário ter a versão mais recente do Sistema Operativo para ter uma boa utilização do produto. Mas… Passados tantos anos, não é uma situação que já deveria estar resolvida, ou pelo menos, com algumas melhorias em cima?

Android 13 apenas chegou a 5% dos aparelhos

Portanto, o Android 13 chegou muito recentemente às tabelas de monitorização de versões no mercado, sendo uma das versões com mais sucesso de adoção no início do seu ciclo de vida. Ainda assim, esse incrível início, significa que apenas 5% do ecossistema têm a versão mais recente do sistema operativo instalada. Ainda assim, é bom saber que o Android 12 também ganhou alguma quota de mercado (13.5% -> 19%), ao mesmo tempo que as versões mais antigas caíram na sua percentagem de utilização.

Infelizmente, ao contrário daquilo que acontece no ecossistema Apple, os aparelhos Android não são atualizados para a versão mais recente, no imediato. Mas, aos poucos, a Google tem conseguido melhorar a adoção de versões mais recentes do seu SO Android.

Infelizmente, ainda não foi possível separar o Sistema Operativo em si, da skin que as fabricantes implementam. Como tal, é sempre necessário o input de cada fabricante, e por vezes até das operadoras, para que as atualizações cheguem aos aparelhos.

Dito tudo isto, quando o Android 13 foi lançado em Agosto, era um exclusivo Pixel. Entretanto, a Samsung, Xiaomi, OnePlus, Sony, VIVO, Oppo, etc… Já começaram a lançar as atualizações para alguns dos seus aparelhos mais importantes, e mais recentes.

Entretanto, além de algumas melhorias nas atualizações, ainda que insuficientes, é excelente ver que a Google tem mudado a sua estratégia, como podemos ver na sua parceria com a Microsoft para melhorar a interação entre o Android e o Windows 11. Bem como é o exemplo da implementação de funcionalidades completamente novas, em aparelhos baseados em versões antigas do SO Android, que já não recebem atualizações por parte da fabricante.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Ou ainda é insuficiente face aquilo que a Apple é capaz de fazer?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também