Android 12L pode substituir o Windows num computador

É verdade que o novo Android 12L foi desenvolvido a pensar nos tablets e também nos smartphones dobráveis. No entanto tem havido alguma conversa acerca da possibilidade deste sistema operativo se transformar em algo que possa ser instalado e executado nos PCs. Claro que com o ChromeOS a Google pode não ter muito interesse em que isto aconteça. No entanto, estão a surgir muitos projetos paralelos, sobretudo por parte de programadores de terceiros, que podem levar a que isto aconteça e quem sabe a Google não muda de ideias? A propósito disto o fundador do Bliss OS, Jon West, acaba de mostrar como o Android 12L pode substituir o Windows num computador.

Android 12L pode substituir o Windows num computador

As alterações entre o Android 12 e o Android 12L não são muitas. Especialmente para quem está habituado ao Android nos tablets. No entanto claro que há alterações para tornar a utilizar num ambiente desktop mais confortável. Por exemplo, podemos ver um layout de duas colunas no ecrã de bloqueio e um alinhamento mais eficaz das notificações. Isto é importante para termos uma interface mais arejada.

Android 12L Windows computador

Existem também algumas alterações ao launcher da apps em ecrãs de grande dimensão. Nelas estão inclusive coisas básicas com o tamanho dos elementos e o espaço entre eles.

Um aspeto curioso é que praticamente tudo está pronto a utilizar. No entanto parece existir apenas um bug no posicionamento do YouTube. Seja como for é um trabalho de adaptação feito em tempo recorde. É que não nos podemos esquecer que o código fonte do Android 12L só ficou disponível muito recentemente.

Android 12L Windows computador

Mas poderá mesmo o Android substituir o Windows? 

Sinceramente, depende muito das tarefas e como tudo evoluir. Para quem apenas trabalha com o computador um portátil com o ChromeOS é mais do que suficiente. Aqui, a questão, é mais para quem joga e utiliza o computador para a produção de conteúdos multimédia. Nesse campo as coisas ainda estão muito distantes, apesar do Stadia. Seja como for é inegável que há passos a serem dados nesse sentido.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também