A Google continua a preparar muitas novidades para o Android 12. Além de um sistema simplificado para transferência de palavras-passe Wi-Fi, modo de rede limitado e um modo de hibernação misterioso, alguns programadores descobriram uma nova função. Vai agradar sobretudo a quem vai utilizar o Android 12 nos smartphones com ecrãs grandes. Falo em concreto de um sistema multitarefa redesenhado com o ecrã dividido ao meio. Neste modo, podemos lidar com duas aplicações ao mesmo tempo, utilizando-as em simultâneo.
Android 12 tem uma bela novidade para os ecrãs grandes!
Na maioria dos casos para se utilizar algumas aplicações ao mesmo tempo, tÃnhamos de abrir uma delas, ativar o modo de ecrã dividido e depois abrir a segunda aplicação. Escusado será dizer que isto não era muito conveniente e fabricantes como a Samsung, LG e Microsoft começaram a disponibilizar alternativas.
Agora o site 9to5Google refere que a Google está a preparar um modo de ecrã dividido totalmente novo, chamado App Pairs (pares de apps). Ao navegar pelas aplicações recentes, os pares permitem que utilize duas apps como uma tarefa.
Assim o utilizador pode combinar duas aplicações que costuma usar juntas. Deste modo torna-se muito mais fácil voltar a elas. O site 9to5Google até deu uma ideia de como isto vai funcionar.
Para além desta há também outra novidade interessante do Android 12 que ficámos a conhecer hoje.
A última revelação fala de jogos. Algo que faz sentido sobretudo porque muitos gamers se estão a virar para as plataformas móveis. Dito isto, a Google espera melhorar o efeito de vibração no Android 12 e transformar o smartphone num gamepad poderoso!
Android 12: smartphone vai ser o melhor gamepad!
Nesta momento, os dispositivos Android têm um controlo unilateral do efeito de vibração, ou seja, ele está ligado ou desligado. Portanto, o efeito de vibração é muito fraco. Claro que isto não é muito positivo para a experiência geral de jogo.
De acordo com o XDA, a Google submeteu um código no AOSP para melhorar a vibração. A alteração do código adiciona suporte para o controlo de amplitude de vibração e abre caminho para a geração de efeitos de vibração. Isto é muito útil para jogos que estão otimizados para tirarem partido disto. É o que acontece com muitos jogos de consola, que estão disponÃveis em serviços como o próprio Stadia do Google, NVIDIA GeForce NOW, Microsoft xCloud, etc.).
Sem dúvida boas notÃcias para o Android 12. O que acha disto? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!