Quando os fabricantes lançam updates para os seus dispositivos, fazem-no de forma faseada. A razão para isto é que se houver algum problema mais grave, nem todos os equipamentos são afetados. Apenas uma pequena parte. Ora a OnePlus começou a distribuir o Android 11 para o OnePlus Nord muito recentemente mas teve de colocar tudo em pausa. Isto devido a bugs no software.
Android 11 para o OnePlus Nord acaba de meter o travão a fundo!
Quem recebeu o update queixa-se de problemas com a duração da bateria, carregamento lento e um sistema de bloqueio de aplicações que funciona mal e faz com que não seja possível aceder às apps protegidas.
Entretanto o update ainda não foi retomado e mesmo que esteja ansioso por lhe deitar a mão, não o tente descarregar através de outras fontes. É que eventualmente pode acabar com problemas.
O OnePlus Nord foi lançado no ano passado com o Android 10 e como tal este é o primeiro grande update ao nível do sistema operativo. Assim é bom que chegue a funcionar como deve ser e não a causar problemas.
Lembro que este dispositivo tem três variantes diferentes: as versões que vão estar mais disponíveis terão 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento ou 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Ambos os modelos têm as mesmas especificações gerais, que incluem um processador Snapdragon 765G, um ecrã AMOLED com uma taxa de atualização de 90Hz e seis câmaras impressionantes (4 na parte traseira, 2 na parte frontal). Entretanto haverá também uma variante de armazenamento de 6 GB de RAM e 64 GB, mas estará disponível exclusivamente na Índia.
O Nord partilha muitas semelhanças com o OnePlus 8.
O ecrã é quase idêntico e ambos possuem uma câmara macro em vez de um sensor telefoto. Também não existe qualquer certificação IP.
Além do processador Snapdragon 765G e da câmara dupla para selfies, a maior diferença entre o Nord e OnePlus 8 é o preço. Temos assim um preço inicial de 399 Euros para o modelo de 8GB de memória e 128GB de armazenamento. Já o OnePlus 8 tem um preço a partir dos 699 Euros.
Quanto ao facto de estar à altura depende. Se tiver um OnePlus antigo mas nunca utilizou a versão mais cara deste fabricante, ou seja, o 8, então vai ficar provavelmente satisfeito com o OnePlus Nord. No entanto, se já usou o 8, então terá mais dificuldade em adaptar-se.
Ainda assim, olhando para as características, ele garante sem dúvida uma boa experiência. Para além disso temos o suporte para 5G.