A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o sistema operativo para wearables. Agora um novo Android TV baseado na versão 11. Este último destaca-se à partida por melhorias significativas, inclusivé na interface.
Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!
A nova versão chegou e com ela muitas melhorias. São exemplo disso, as Google Play Instant Apps. Temos também códigos PIN rápidos para compra de conteúdos e um teclado Gboard TV melhorado. Temos também proteções de privacidade mais avançadas. É possível até definir prompts de inatividade para garantir que o seu dispositivo Android TV entra no modo de espera se adormecer.
Muitas das outras melhorias concentram-se sobretudo no desempenho. Pode esperar áudio automático de baixa latência e suporte expandido para gamepad, incluindo para os comandos Nintendo Switch Pro e Steam. Entretanto a Google também prometeu que o Android 11 nas TVs trará melhorias gerais de velocidade através de uma melhor gestão de memória e outros ajustes. Tudo isto vai certamente fazer com que haja mais programadores a desenvolverem apps otimizadas para o Android TV.
No entanto, não espere que esta atualização chegue à sua TV num futuro imediato. A Google afirmou que a nova versão vai começar a chegar aos equipamentos de TV nos próximos meses. Alguns são mais rápidos do que outros, mas talvez você tenha que esperar até 2021 para ver todos os benefícios do novo sistema operacional em sua sala de estar.
A atualização chega numa altura em que se acredita que a Google está a preparar um dongle Chromecast baseado no Android TV, que pode voltar ao esquema de nomenclatura clássico da Google TV.
Eventualmente vamos ficar a conhecer mais sobre a nova versão no evento de 30 de Setembro. Assim poderemos conhecer, eventualmente, o novo Chromecast. Até pode ser um dos primeiros dispositivos a usar a plataforma baseada no Android 11.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!