Há um mês o mundo ficou a conhecer o Android 11. No entanto, os bugs não param de surgir. De facto, já foram reportadas situações relacionadas com os controlos multimédia e problemas com o multitasking. Agora o novo bug no Android 11 afeta quem joga no smartphone mas também quem utiliza apps em ecrã total.
Android 11: bug impede funcionamento de apps em ecrã total!
Este problema faz com que a barra de navegação ou a de status se mantenham visíveis no ecrã. Isto apesar das aplicações estarem em ecrã total. Aplicações como o YouTube normalmente ocupam todo o painel do dispositivo. No entanto, desde que se atualizou para o Android 11, muitos utilizadores descobriram que isto deixou de acontecer.
Isto acaba por ser problemático. É que em alguns casos, determinados elementos da app ficam escondidos ou não estão acessíveis.
Escusado será dizer que este bug é particularmente irritante para quem joga. É que ter uma barra de estado e uma barra de navegação a cortar o espaço disponível no ecrã está longe de ser o ideal. Quem ainda usa a navegação de três botões fica ainda mais afetado por este problema.
Aparentemente, em alguns casos, fechar e reiniciar as aplicações resolve o problema. No entanto, isto varia segundo a app em questão e o dispositivo. Curiosamente isto também acontece com o Samsung One UI 3.0 que é baseado no Android 11. Olhando para os reports no Android Issue Tracker, parece que algumas pessoas reportaram isto na fase beta. No entanto, não houve resolução. Agora de certeza que será.
Entretanto a grande prioridade da Google com o Android 11 é ajudar as pessoas a manterem o contacto com amigos e família. Isto significa manter as suas notificações organizadas. Tudo num novo local dentro do separador de notificações. Importa também disponibilizar conversas em balão para manter as conversas importantes em destaque. No entanto, a Google também adicionou novas funcionalidades que tornam o Android mais fácil de usar e mais eficiente. Temos por exemplo um gravador de ecrã nativo, controlos de multimédia mais acessíveis e uma forma mais eficiente de controlar os seus dispositivos domésticos inteligentes diretamente do menu de energia.