O Android 11 beta 1 foi lançado na semana passada pela Google, o que significa que existem alguns equipamentos da gama Pixel 2 à Pixel 4 que ja a estão a executar. Isto é bom porque permite aos utilizadores partilharem na Internet algumas novidades como a que vamos revelar a seguir. Dito isto, uma das novidades do Android 11 chama-se Bolhas.
Android 11: chegaram as bolhas e podem dar uma grande ajuda!
Isto não é propriamente algo de novo. Na prática é uma função muito semelhante à que está presente na versão Android do Facebook Messenger. Digamos que está a ver alguma coisa importante no YouTube ou noutra plataforma e recebe uma mensagem. Ora nessa altura irá aparecer um circulo no ecrã onde é notificado acerca da mensagem a também pode responder. Tudo isto, sem ter de parar o que está a fazer.
A conta oficial da Google no Reddit já revelou que a funcionalidades Bubbles nas mensagens Android será ativada no próximo mês.
Entretanto esta não é a única novidade mais recente a estar presente no Android 11.
Conforme relatado pelo site Android Police, a primeira versão beta do Android 11 removeu tecnicamente o limite de tamanho para gravações de vídeo. No entanto, ainda muito poucas aplicações o suportam. Infelizmente, o Google Camera não é uma das apps suportadas, o que é uma pena, especialmente porque é a aplicação mais usada por grande parte da comunidade Android.
Já a Open Camera de Mark Harman suporta a gravação de vídeos sem o limite de 4 GB no Android 11. Ou seja, esta é definitivamente a aplicação que tem de descarregar se pretende criar ficheiros muito grandes. É uma aplicação conhecida com mais de 100.000 avaliações no Google Play, portanto vale a pena instalar, mesmo que seja apenas até a Google atualizar o Google Camera com suporte para um limite maior de ficheiros.
Claro que pode haver outras aplicações na loja da Google que permitem uma captura de vídeo maior. No entanto, a Open Camera é mais popular.
É verdade que ainda existem alguns problemas com a API de determinadas aplicações. No entanto, não será o sistema operativo a causar qualquer limite às apps. Pelo menos no campo do vídeo. Resta agora sabermos quanto é que as outras aplicações de câmara serão atualizadas. No entanto, considerando que só agora foi lançada a primeira versão beta do Android 11, é fácil imaginarmos que ainda irá levar algum tempo.