Durante muitos e longos anos, se quisesse um ‘relógio’ minimamente inteligente, e não quisesse vender um rim no mercado negro, a resposta era só uma… Comprar uma Mi Band! No entanto, ao longo do tempo, as coisas foram mudando, e neste momento, o mercado está extremamente saturado no campo das fitness bands, por isso, até a Xiaomi se viu obrigada a virar-se para o ‘Pro’!
Sim, a Mi Band ficou Pro! O que significa isto? Vamos tentar perceber.
(Análise) Xiaomi Smart Band 7 Pro: O que vale ser Pro?
Portanto, se formos completamente honestos, o que separa um smartwatch de uma fitness band nos dias que correm? Atualmente, existe uma linha muito ténue neste campo, e claro, a Smart Band 7 Pro (Mi Band 7 Pro) é um dos produtos que desafia essa mesma linha.
Podemos até dizer que a Smart Band 7 Pro é um smartwatch disfarçado de fitness band, apenas e só porque ainda não faz chamadas, ou possibilita a instalação de apps diretamente no relógio.
Especificações Técnicas e Funcionalidades
- Ecrã: AMOLED 1.64” (280 * 456 – 326ppi) / 500 nits
- Bracelete: 22mm / 130~205mm
- Bateria: 235mAh (7 dias)
- Funcionalidades: 5ATM, Amazon Alexa, Phone Finder, VO2 Max, Monitorização Frequência Cardíaca. Notificações, Stress, Sono, Treino, etc…
- Sensores: SpO2, Acelerómetro (3-axis), PPG
- Dimensões: 44.7 x 28.8 x 11 mm
- Peso: 20g
Design
A Smart Band 7 Pro apenas pega no design base do produto original, e mete um ecrã um pouco mais “gordo” e com mais espaço, para apresentar mais informação. Dito isto, à semelhança da Mi Band 7 original, o corpo é completamente feio de plástico rijo, com algum metal à mistura.
A bracelete é também um pouco maior e mais grossa, para acompanhar o crescimento do ecrã.
É um design simples, mas que sabemos funcionar.
Performance e Funcionalidades
A Xiaomi meteu todas as funcionalidades do produto original, e claro, mais algumas extra. A grande novidade, e na verdade, algo que os utilizadores andam a pedir no mundo Mi Band há muitos e longos anos, é mesmo a adição do sensor dual-band GNSS, que por sua vez traz suporte a GPS, QZSS, BeiDou, Galileu e Glonass. Ou seja, pode finalmente ir correr, ou caminhar, sem levar o smartphone atrás.
Entretanto, no campo do desporto, temos 110 atividades pré-configuradas, incluindo uma espécie de PT pessoal. Tudo treinos que podem ficar armazenados na app Mi Fitness, que verdade seja dita, está cada vez melhor.
Faz pagamentos e Chamadas?
Não, é aqui que temos a linha que separa o smartwatch da fitness band, e nesta Smart Band 7 Pro, ainda estamos no lado da ‘band’. Este produto não traz capacidades NFC, nem faz chamadas através do Bluetooth, algo que deve ser corrigido urgentemente, visto que já existe em produtos da concorrência. Ainda assim, existe um microfone no relógio para que possa comunicar com o assistente inteligente Amazon Alexa.
Personalização continua excelente!
Dentro da Mi Fitness App, temos uma extensa lista de watchfaces, muitas delas personalizáveis, que pode fazer download gratuito, ou comprar, se quiser.
Performance
A Band 7 Pro é rápida e muito fluída, talvez até mais rápida e fluída que a ‘velha’ Band 7. No entanto, o facto de não termos um botão físico ao nosso dispor acaba por ser pouco natural e confuso na utilização do relógio no dia-a-dia.
Ainda assim, ver notificações, mudar músicas, ou aceder aos menus, é tudo extremamente rápido e sem pausas.
Conclusão – Para quem é esta Xiaomi Smart Band 7 Pro?
É simples! É para quem quer um smartwatch, mas não quer gastar o dinheiro de um smartwatch a sério. Uma coisa que ainda faz sentido em 2022.
No entanto, num mundo em que já é possível encontrar várias campanhas interessantes para a compra do Galaxy Watch 4 da Samsung, ou Watch GT da Huawei, esta Mi Band/Smart Band vai ter de evoluir, e bem, nos próximos tempos, se quiser manter o seu legado vivo.