Sou muito honesto, apesar de viver o mundo da tecnologia como poucos, a realidade é que sempre olhei para as trotinetes elétricas como um vulgar brinquedo. Uma coisa engraçada para se fazer de vez em quando, para alugar nas grandes cidades caso exista essa necessidade, mas pouco mais que isso.
Em suma, para mim fazia muito pouco sentido usar uma simples trotinete como principal veículo de deslocação para o dia-a-dia. Bem, foi preciso experimentar uma coisa como deve de ser para mudar de opinião.
(Análise) Xiaomi Electric Scooter 4 Ultra: Impressionou!
Portanto, a realidade é que o mercado está tão cheio de trotinetes, muitas delas pensadas para as carteiras mais fechadas do planeta, que a sensação que passa para o consumidor é que muitas destas “scooters” elétricas são na verdade meros brinquedos e não veículos a sério, robustos, e prontos a dar muita praticabilidade de uso, e até conforto. Dito isto, o que precisamos de saber acerca da Xiaomi Electric Scooter 4 Ultra?
Especificações Técnicas:
- Tamanho Montada: 1,260 x 1,200 mm
- Tamanho Dobrada: 545 x 1,200 x 545 mm
- Peso: 24.5kg
- Velocidade Máxima: 25km/h
- Peso Máximo: 120kg
- Resistência: IP55
- Travões: E-ABS + Tambor
- Pneus: 1000 Xiaomi DuraGel
- Bateria: 12000mAh (561.5W lítio)
- Tempo de carga: 6.5 horas
Bem, é a trotinete mais poderosa da gama da Xiaomi na Europa, sendo capaz de oferecer o maior nível de conforto, e capacidade de meter poder elétrico no asfalto, dentro do Universo da Gigante Chinesa da tecnologia.
Afinal, além de poder, temos dupla suspensão, bem como pneus realmente prontos para tudo. Afinal, são pneus duragel, e por isso, à prova de furos! No campo da Autonomia, a Xiaomi promete cerca de 70 quilómetros, o que segundo o nosso teste é mais ou menos aquilo que é possível alcançar no mundo real. (Andei quase sempre nos modos mais potentes, e peso 95 quilos. Consegui ~55 quilómetros!)
Como é normal, a velocidade máxima vem bloqueada nos 25 km/h, mas como também deve saber, existem formas de dar a volta a esta limitação se realmente o quiser fazer. Afinal, o motor que podemos aqui encontrar tem uma potência de 500W, mas é capaz de picos de 940W, com os modos de potência a mexer mais na velocidade de aceleração e não tanto na velocidade máxima.
No modo S+ é quase assustador a forma como vamos dos 0 aos 25Km/h! Demora menos de 4 segundos.
Esta potência significa que é possível ultrapassar inclinações até 25%, sem ter de andar com a trotinete às costas. Uma boa notícia visto que esta menina pesa quase 25 quilos. A bateria que serve de base a tudo isto é uma célula de 561.5W, que como dissemos em cima, oferece um máximo de 70 quilómetros de autonomia, sendo necessárias 6 horas e 30 minutos para a levar dos 0 aos 100%.
Entretanto, além de todas as especificações, temos várias melhorias no próprio corpo da trotinete, com um guiador maior e mais robusto, e um chassis de alumínio agora capaz de aguentar até 120kg.
Temos ainda uma trotinete preparada para alguma resistência ao ambiente à nossa volta, graças a uma certificação IP55.
Como é usar no dia-a-dia?
É ter a segurança de que vamos chegar ao nosso destino de forma rápida, fácil, e sem os problemas de cidades como Lisboa. A trotinete é fácil de manobrar, sendo extremamente ágil e veloz. A sua autonomia é de confiança, o que também significa que não é preciso estar sempre ligada ao carregador.
Se vive a 3 ou 4 quilómetros do seu emprego, pode andar mais de 10 dias (ida e volta) com uma única carga. Ainda no campo do conforto e segurança, o que mais me impressionou, além da dupla suspensão que se riu de todos os buracos aqui de Salvaterra de Magos, foi mesmo a força de travagem desta trotinete.
Pode ir no máximo das suas capacidades, travar a fundo, e vai mesmo parar em poucos metros, sem partir os dentes no chão ou num passeio. (Como pode em baixo)
Conclusão
A Xiaomi Electric Scooter 4 Ultra não é de todo uma trotinete “barata”, ao custar 999€. Mas, também é uma trotinete muito diferente das alternativas mais banais do mercado.
Temos uma trotinete com uma motorização incrível, uma bateria capaz de garantir muita e boa autonomia, e talvez mais importante que tudo isso, um uso no dia-a-dia que nos dá confiança, e até nos dá vontade de sair de casa nem que seja para dar uma voltinha no parque.
Vale ainda a pena salientar a conectividade da trotinete à app Mi Home, que nos permite ter acesso a muita informação acerca da trotinete, dos nossos percursos diários, e claro, algumas configurações e personalizações.
Se a mobilidade elétrica for assim, estou all-in!