Desde que comecei esta aventura na Leak.pt, que já tive a oportunidade de conduzir várias automóveis elétricos ou eletrificados, das mais variadas marcas. De certa forma, tenho observado a evolução da mobilidade elétrica, em Portugal, de muito perto, o que tem sido extremamente interessante, mas por vezes, enervante.
É que apesar da inegável evolução desta mesma mobilidade elétrica, também sou um condutor/reviewer, que se sente sempre um bocadinho nervoso ao volante de um automóvel elétrico. Ao fim ao cabo, sou menino para fazer 1000 quilómetros, ou mais, em 2 ou 3 dias, e como tal, preciso de me sentir confortável ao volante, em termos de autonomia. O que infelizmente, nem sempre é possÃvel com a nossa rede de carregamentos, e óbvia falta de civismo dos condutores Portugueses.
É que neste último teste, com o Volvo XC40, das 7 tentativas de carregamento, apenas fui bem sucedido em duas. Ora são postos avariados, ora são carros a combustão mal estacionados a ocupar um lugar de carregamento elétrico, ou talvez mais irritante que tudo isto, um carro elétrico a ocupar dois lugares.
Contudo, isto também passa o porquê de ter posto no tÃtulo que este é um carro que transborda confiança… Este é o carro em que me senti mais seguro, e menos nervoso, no tema da autonomia elétrica.
Aliás, se tivesse de comprar um carro elétrico, hoje, para andar todos os dias, seria este.
(Análise) Volvo XC40 Recharge: Um elétrico confiante, que me deu confiança
Portanto, antes de falarmos um pouco sobre o ‘feeling’ de condução e de confiança que este automóvel me deu, mas vamos falar um pouco daquilo que queremos saber antes de sequer olhar para um automóvel.
Assim, o novo Volvo XC40 Recharge 100% Elétrico conta com 408cv de potência e garante uma autonomia de 418km (WLTP). Em termos de aceleração, leva 4,9 segundos até aos 100km/h, e sendo um automóvel full elétrico recente, é capaz de carregar cerca de 80% da carga total da sua bateria em apenas 40 minutos (carregamento rápido CC até 150kW em condições ideais).
Isto fora do caminho… Vamos ao design!
Bem… Como deve imaginar, temos aqui um XC40 ‘normal’ com algumas diferenças, que se podem resumir numa grelha frontal fechada, um desaparecimento das pontas do tudo de escape, e claro, outras mudanças menos aparentes, como jantes diferentes. Ou seja, se for uma pessoa um tanto um pouco distraÃda, pode acabar por confundir este veÃculo 100% elétrico com uma das outras versões a combustão deste SUV. O que para mim, não tem qualquer problema! O design original do XC40 está muito bem conseguido, e para mim, esta versão ‘recharge’ apenas o eleva a um novo nÃvel.
Entretanto, no interior, tudo grita Volvo, ou seja, qualidade de construção e atenção ao detalhes! A utilização de plásticos rijos é mÃnima, o que é normal na fabricante Sueca.
Curiosamente, neste 100% elétrico da Volvo, nem sequer temos botão para ligar, ou chave para girar.
Basta entrar no carro, meter o pé no pedal do travão e mexer a manete das mudanças para a posição Drive ou Reverse.
Em suma, apenas precisamos de ter a chave no bolso, e o carro está pronto a ser conduzido. (Posso desde já dizer, que ainda fiquei uns bons 2 minutos a olhar para o carro, a tentar perceber como é que o ligava!)
Em termos de infotainment, temos uma experiência de topo, em que simplesmente não irá precisar do seu smartphone para absolutamente nada, a não ser para fazer a primeira ligação por BT para a recepção de chamadas telefónicas. Ao fim ao cabo, nesta versão de teste, temos um sistema já por si baseado no Sistema Operativo Android, nomeadamente no Android Automotive, por sua vez capaz de oferecer uma experiência de utilização própria de um qualquer aparelho topo de gama deste ecossistema mobile, tudo graças a um ecrã de 9” super responsivo e com grande qualidade de imagem. Apenas precisa de fazer log-in com a sua conta Google, e rapidamente tem acesso ao Google Maps, Spotify, e restantes apps disponÃveis na Play Store.
Entretanto, a integração está tão bem feita, que até poderá mudar a vista do Cockpit Virtual de 12” para a navegação do Google Maps. No entanto, aqui fica sem alguns detalhes, como a percentagem de bateria com que irá chegar ao seu destino.
Performance, Condução e Autonomia
É provável que amanhã, segunda-feira, um qualquer responsável da Volvo me ligue para me mandar para um certo sÃtio. Mas a verdade é que nos tempos que correm, quando se fala de um automóvel da Volto, o que se pensa é “isso é um carro para velhos”.
Tudo porque é uma marca que sempre se focou (e bem) na segurança dos condutores. No entanto, com a minha experiência com o XC40, as coisas não são bem assim. Afinal de contas, apesar da limitação da velocidade máxima nos 184 KM/h, o SUV 100% elétrico da Volvo mostrou uma potência elétrica impressionante, bem como uma dinâmica na condução que sinceramente não estava à espera de encontrar num SUV.
O XC40 está bem construÃdo em todos os aspetos! É quase como se este SUV tivesse uma dupla personalidade.
Tanto pode estar a 120 Km/h na autoestrada, tranquilo da vida, como do nada pode pisar o pedal, e claro, dá uma cabeçada no descanso de cabeça do seu banco.
É quase como se o carro estivesse a levitar na estrada, ao demonstrar confiança, segurança, e desportivismo. Fiquei mesmo muito agradado.
Entretanto, no campo da condução, apenas encontrei um defeito um pouco irritante… Sim, existe um modo de condução ‘One Pedal’. No entanto, não existe maneira de personalizar o nÃvel de regeneração. Ou é tudo, ou é nada, o que parece limitar um pouco a experiência daquilo que é conduzir um automóvel puramente elétrico.
Mas agora vamos ao que mais interessa num automóvel elétrico, a sua autonomia.
Temos aqui uma bateria de 78 kWh, que na minha experiência, apontou sempre para uma autonomia de ~400Km. Foi o 100% elétrico mais fiável que tive o prazer de testar no campo da autonomia! Ele disse 400 quilómetros e chegou mesmo muito perto desse número. (Em autoestrada!)
Entretanto, em termos de carregamento, também estamos muito bem servidos, com a possibilidade de chegar aos 150 kW, o que por sua vez, significa a possibilidade de ir dos 0% aos 80% em apenas 33 minutos. Óbvio que em Portugal é uma potência ainda possÃvel de encontrar, mas quando compra um carro elétrico, tem sempre de olhar para o futuro. A rede de carregamento vai ficar melhor, e esperemos, também um pouco menos complicada.
Se for como eu, e sofre forte e feio a ver a bateria a ser consumida, a Volvo inclui um ‘Otimizador de Autonomia’, que gere vários sistemas do automóvel, para garantir que faz o máximo de quilómetros possÃvel.
Conclusão
Muito resumidamente, se tivesse de comprar um automóvel 100% elétrico, este Volvo XC40 seria a minha escolha. Temos um pacote capaz de juntar um pouco de todos os mundos! Design, Autonomia, Performance, Tecnologia, e mais uma vez… Conforto e Confiança!
Curiosamente, uns dias antes de começar a escrever esta review, a Volvo começou uma nova campanha para a aquisição do Volvo XC40 Recharge, que até Março, disponibiliza o primeiro modelo 100% elétrico da Volvo Cars a partir de 435€/mês.
Preços
Os preços iniciam-se nos 57.150,74€ (versão standard Twin Plus) ou 61.106,42€ (versão Twin Pro). O automóvel apresenta-se com equipamento de série muito completo, sendo de destacar as ofertas ao nÃvel da Segurança e da Conectividade, nomeadamente:
- Segurança: Slippery Road Alert, Lane Keeping Aid, City Safety, Blind Spot Information System, Hill Start Assist, Hill Descent Control.
- Conectividade: Google Assistant, Display touchscreen de 9”, Carregamento de smartphone por indução, Volvo On Call.
Saiba mais sobre o XC40 Recharge aqui.
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