(Análise) TV Sony Bravia 8: Cinema em casa… Com Google!

É inegável que já passaram alguns anos desde que a Sony perdeu a liderança do mercado das TVs, deixando o seu espaço de domínio para as Coreanas LG e Samsung. Porém, isto nunca significou que a gigante Japonesa tivesse perdido uma única gota da qualidade que sempre demonstrou neste campo.

A Sony continua incrível! Seja na adoção da mais recente tecnologia, ou na qualidade do processamento de imagem que mete em cima da mesa. Quer uma prova disso? Vamos olhar para a Sony Bravia 8 que tivemos em teste. Uma TV que nem é a mais cara que a Sony tem para oferecer, mas que se sente como o topo da montanha do mundo das TVs.

(Análise) TV Sony Bravia 8: Cinema em casa… Com Google!

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

Como é normal, e acontece com todas as fabricantes de TVs a atuar no mercado Global, a Sony também lançou uma nova gama de produtos em Março, isto de forma a dar a conhecer toda a sua nova gama Bravia, que agora parece estar mais simples, mais jovial, e mais pronta a rivalizar com aquilo que as outras marcas oferecem.

Todo este lançamento de produtos dentro do audiovisual tem como ideia geral “Levar o Cinema para casa”. Será que deu para ir tão longe? Em qualidade visual, sem dúvida que sim!

Que TV é esta?

Curiosamente, apesar de quase sempre considerar o OLED como o topo de qualquer gama, no caso da Sony, nem é.

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

A Bravia 8 é o único modeo OLED da nova gama da gigante Japonesa, mas, ainda assim, fica atrás da mais cara Bravia 9 baseada na tecnologia mini-LED.

Entretanto, a Bravia 8 é obviamente pensada para competir com as ofertas LG OLED Evo C4 e QD-OLED Samsung S95D, isto ao aparecer em versões de 55”, 65” e 77”, com preços muito similares à concorrência. Mas, há quem diga que os rivais a sério estão nas gamas mais acima destas fabricantes, tal é a qualidade do produto da marca em 2024.

OLED fora da gama mais alta? Porquê?

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

Pessoalmente, considero o OLED como o topo da qualidade de imagem. Porém, é uma tecnologia que tem alguns problemas. Nomeadamente 2 grandes problemas! A falta de brilho em ambientes demasiado bem iluminados, e claro, o mítico burn-in.

Felizmente, o burn-in já não é o problema que foi em tempos, mas o brilho, apesar das muitas evoluções, ainda é. Por isso, continua a ser necessário ter uma ideia daquilo que realmente precisa, ou pode meter na sua sala de estar.

Este tipo de TV “brilha” mais em ambientes mais escuros.

Design

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

Não é fácil encontrar uma TV OLED feia. Mas, no caso da Sony, existe sempre uma outra atenção ao detalhe, naquilo que é muito mais que uma simples TV, é uma “coisa” que ocupa muito do espaço da sua sala, e como tal, tem de ser bonita, esteja ligada ou não.

Por isso, temos aqui margens super finas nos lados e em cima, com um queixo um pouco maior em baixo, onde a Sony mete o sensor de infravermelho e microfone para ter acesso ao Google Assistente.

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

Entretanto, na parte traseira, temos um padrão xadrez, que é engraçado, mas que verdadeira ninguém vai ver. O que interessa aqui é que as ligações são acessíveis, e é fácil arrumar cabos. Ah, e todo o painel é super fino, graças ao facto de a Sony separar todos os componentes de forma igualitária, em vez de meter tudo na parte de baixo da TV.

Também temos pés incluidos na caixa, se porventura não quiser montar a TV na parede. Estes são ajustáveis tanto em altura, como em largura.

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

Por isso, meter esta Bravia 8 em cima de um móvel não deverá, de todo, ser problemático. (Mas, tem de ter cuidado se quiser meter os apoios no nível mais baixo, porque se tiver uma soundbar, ou uma box, pode ter alguma interferência com o sinal do comando.)

O comando é realmente muito bom. Provavelmente o melhor comando do mercado!

(análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

Isto é algo que quase ninguém dá grande importância. Mas é. É a forma como interagimos com a nossa TV, e por isso, além de rápido, tem de ser intuitivo, e claro, contar com muita e boa bateria.

Dito isto, o comando é leve, compacto, mas está cheio de botões (algo cada vez mais raro no mercado). Tendo em conta que a ideia é viver Cinema a sério, também é um comando com retroiluminação. Ou seja, se tiver as luzes todas apagadas, basta pegar no comando que este vai acender todos os botões para não se enganar, ou não ser obrigado a ligar outras luzes.

Vale a pena dizer que o comando só usa o IR para ligar e desligar, tudo o resto é feito a partir de bluetooth. Porquê? Porque ao contrário de outras TVs, esta desliga mesmo quando a quer desligar. Um bom esforço para aumentar a eficiência do aparelho.

Software… É Google!

As TVs da Sony são quase sempre as minhas favoritas, porque além de design e qualidade de imagem, trazem um software realmente pensado para um mundo mais inteligente. Não temos de lidar com Tizen OS, Web OS, ou outros sistemas operativos proprietários. Aqui temos Google, e por isso, tudo é fácil de ligar, instalar e utilizar. Ah, e claro, temos acesso ao Google Assistente, como é hábito.

Além disto, o hardware que a Sony implementa aqui é realmente bom, por isso, toda a interface voa, sem falhas, sem breaks, ou soluços.

Quem me dera que existissem mais TVs Google no mercado como esta.

Qualidade de imagem

Design, software, etc… É tudo importante. Mas do que vale uma TV se a qualidade de imagem for má? Nada, claro.

Temos de salientar que a Leak não faz análises a todas as TVs que vão sendo lançadas no mercado Português, e como tal, não é possível fazer comparativos super detalhados entre modelos similares. Mas, em termos de utilizador comum que apenas quer ver a sua série ou filme, a Sony apresenta aqui um produto extremamente completo, capaz de impressionar até o mais casual dos consumidores.

A qualidade de imagem é do melhor que podemos encontrar no mercado em termos de painéis OLED.

Talvez não seja a melhor em termos de brilho, visto que vários testes apontam para que a LG e Samsung apresentem valores mais altos. Mas, em termos de qualidade de imagem, de cores vivas e pretos profundos. Prefiro sempre aquilo que a Sony tem para oferecer face às suas rivais.

Como sempre, pode mudar as definições de imagem para ir de encontro ao perfil que mais gosta. Eu mantige sempre em Vivid, e por vezes mudava para Cinema. É aqui que temos as cores mais vivas ou fidedignas.

Sim, em termos de gaming, também temos acesso a todas as funcionalidades importantes. Não fosse a Sony responsável pela consola mais popular do mercado atual.

Conclusão

Se é a melhor TV OLED do mercado? Difícil dizer, especialmente se valorizar o brilho acima de tudo. Mas uma coisa é certa, vai ficar imensamente bem servido com esta Bravia 8. É o pacote completo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

É inegável que já passaram alguns anos desde que a Sony perdeu a liderança do mercado das TVs, deixando o seu espaço de domínio para as Coreanas LG e Samsung. Porém, isto nunca significou que a gigante Japonesa tivesse perdido uma única gota da...(Análise) TV Sony Bravia 8: Cinema em casa... Com Google!