Trust MUTA: Um comando multiplataforma sem fios ‘budget’! – Antes de sequer iniciarmos um jogo para ver se ele é bom ou não, precisamos de um bom comando para aproveitar ao máximo a experiência. Infelizmente estamos a viver numa época que tudo o que tenha a ver com gaming não está caro, está caríssimo.
O que significa que se torna um problema comprar um Pro Controler para a Switch, um comando Xbox para as consolas da Microsoft ou para o PC, um comando Dualsense para PS5, um comando x,y, ou z… Já para não falar do facto de ser preciso ter espaço para os guardar a todos, e claro, mantê-los com carga.
É aqui que entram os comandos de third parties que são compatíveis com vários sistemas diferentes, como por exemplo o periférico que vamos avaliar hoje da Trust. O MUTA Multiplatform Wireless Controller.
Será que apresenta uma boa solução a este problema? Vamos descobrir com esta análise.
Características e conforto
Como seria de esperar, o layout dos botões não é propriamente inovador, sendo parecido com os comandos da Playstation (analógicos lado a lado). Porém, no que toca à simplicidade, é na minha opinião, o melhor rumo que estas empresas podem tomar.
Afinal, um comando tem de ser o mais funcional possível, especialmente se vai ser utilizado em várias plataformas diferentes
Entretanto, este comando vem equipado com vários estilos de D-Pad diferentes para podermos adaptar o mesmo ao nosso estilo de jogo preferido. No entanto, tendo dito isto, o D-Pad em si podia ser um pouco mais “pesado” e com um “click” mais acentuado, parecendo infelizmente um pouco suave quando pressionamos as teclas.
Porém, felizmente, é algo que não se aplica aos restantes botões, não tendo nada a apontar e salientando o facto dos gatilhos R2 e L2 terem sensibilidade à pressão. (Importante para a aceleração em jogos de corridas, por exemplo).
Algo que também está aqui presente é um botão turbo que podemos associar a qualquer um dos inputs do comando. É extremamente útil em certas situações, e pode dar uma vantagem comparativamente a comandos normais.
É de salientar ainda que o comando é altamente confortável. Isto mesmo em sessões de gaming prolongadas.
Dito tudo isto, algo que acaba por ser, na minha opinião, o fator decisivo na compra de um comando BT é a possível existência do afamado Input Lag (o tempo que demora entre ser pressionado o botão e a ação em causa ocorrer no jogo).
Decidi testar isto com um dos jogos mais fáceis que conheço e que não necessita de todo inputs rápidos, Dark Souls. Felizmente está aprovado neste departamento! Aliás, posso dizer que não senti diferença entre este comando ligado por BT e outros ligados por cabo.
Conclusão
Posso concluir este artigo a recomendar este comando (Trust Muta) da gama Gaming Xdesta fabricante, como uma boa alternativa para quem quer ter apenas um comando competente para todas as plataformas em questão.
É certo que faltam algumas funcionalidades específicas e proprietárias como por exemplo a tecnologia dos gatilhos adaptativos da Sony. Porém o facto de ser compatível com o motion sense dos comandos da Nintendo é um grande bónus se tiver uma Switch.
Em suma, se conseguir passar sem essas funções específicas e não se incomodar com a questão do D-Pad (que não é suave o suficiente para ser um deal breaker). Este comando é confortável e cumpre bem a sua função.
Recomendo o Trust MUTA Multiplatform Controller como periférico a considerar se procurar uma opção mais budget.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!