Análise TicWatch Pro: Um smartwatch que tem o melhor de 2 mundos

Há alguns dias, falei de um smartwatch Google Wear OS (Fossil Sport), que para mim, é o produto que melhor representa o sistema operativo. No entanto, existe um outro relógio, que também não faz má figura, o TicWatch Pro da Mobvoi, que no fundo, é uma solução híbrida, graças aos seus dois ecrãs, com o melhor dos dois mundos. (Desempenho + Autonomia)

Curiosamente, apesar de já ter este relógio comigo há algumas semanas, apenas ontem decidi escrever um pequeno artigo de primeiras impressões, para perceber se existe ou não interesse dos leitores… E pelos vistos existe! Visto que o artigo teve algum sucesso. Por isso, meti as mãos à obra, e escrevi algo mais detalhado para vocês.

Ainda assim, se quiserem ler o artigo de primeiras impressões, cliquem aqui:

Pois bem, como já mencionei, o TicWatch Pro, conta conta com dois ecrãs, um LCD super simples, que lhe oferece uma autonomia brutal. E posteriormente, um ecrã AMOLED de grandes dimensões e uma resolução interessante, que nos permite brincar com o Google Wear OS.

TicWatch Pro

O smartwatch consegue mudar de ecrã em menos de um segundo, conseguindo ‘corrigir’ um dos pontos mais fracos do sistema operativo da Google… A autonomia.

Análise TicWatch Pro: Um smartwatch que preenche todos os requisitos, desde o NFC para pagamentos, até à autonomia de 1 semana, graças ao seu Essential Mode (Ecrã LCD)

Ticwatch Pro

TicWatch Pro: Design

O relógio parece logo especial, assim que vê o seu ‘dual-screen’. Ou seja, quando o relógio está desligado, não irá ver um ecrã preto… Nada disso, irá ver a mesma imagem ‘Graphite’ que iria ver num GameBoy Pocket, ou similar.

análise ticwatch pro: um smartwatch que tem o melhor de 2 mundos

Além disso, temos um design bonito mas simples, com um ecrã de 1.39” circular sem pneu furado (a Notch dos smartwatches), e 2 botões laterais, em que o de cima irá chamar o menu Wear OS, e o de baixo irá servir para o menu de desporto.

Mas o que é realmente engraçado… É que no modo Essential (Ecrã LCD), temos acesso a uma face ‘Always On Display’, que não só lhe irá dizer as horas, como a data, os passos e até o nível de bateria. Um modo que curiosamente lhe irá oferecer alta visibilidade até debaixo de uma luz do sul super intensa.

Muito resumidamente, o ecrã LCD, torna este smartwatch muito especial, e acima de tudo, muito prático.

Análise TicWatch Pro: Especificações técnicas, Performance e Autonomia

Este relógio está completamente apetrechado, com tudo aquilo que poderá desejar num smartwatch. Afinal de contas, temos NFC, GPS, monitorização de frequência cardíaca, microfone, altifalante, Wi-Fi, e muito mais.

Ou seja, como temos microfone e altifalante, temos suporte a chamadas no relógio! Algo que infelizmente, não é assim tão comum quanto isso, no mercado de smartwatches.

Especificações técnicas:

  • Processador: Qualcomm Snapdragon Wear 2100
  • Memória RAM: 512MB
  • Armazenamento: 4GB
  • Ecrã: AMOLED 1.39” 400×400 + LCD
  • Bateria: 415mAH – WearOS -> 2 dias / Essential Mode -> até 30 dias
  • IP68
  • Sensores: Acelerómetro, Giroscópio, Sensor magnético, PPG Sensor, Sensor de luz ambiente, etc…

Infelizmente, na parte técnica, só falha numa categoria…

O processador é o Qualcomm Snapdragon Wear 2100, em vez do mais recente Wear 3100 que equipa o Fossil Sport. Contudo, como o TicWatch Pro já traz várias funcionalidades a pensar na autonomia, talvez não tenha feito muito sentido aos engenheiros da Mobvoi, incluir um SoC que no fundo, apenas traz um modo ‘low-power’ para cima da mesa.

análise ticwatch pro: um smartwatch que tem o melhor de 2 mundos

Portanto, a nível de autonomia, nos últimos 2/3 meses, tenho conseguido sempre 2/3 dias de uso. Mas obviamente que isto poderá depender do seu uso, visto que muitas vezes gosto de desligar o ecrã LCD, para ter um acesso mais direto ao controlo músical enquanto treino.

Dito isto, até o carregamento é super rápido! Mas cuidado, para não usar transformadores ‘Fast Charge’. Irá queimar o carregador, que foi o meu caso. Contudo, o suporte da Mobvoi foi brutal, e rapidamente me enviaram um novo carregador, sem qualquer custo associado.

E como deve ter percebido pela foto da traseira do relógio, o carregamento é feito por pinos, em vez do mais moderno método sem fios Qi.

Análise TicWatch Pro: Vale a pena comprar?

Em suma, se por acaso está no mercado, à procura de um smartwatch e gosta do ecossistema da Google… Então, tem aqui um excelente produto, que preenche quase todos os requisitos de um entusiasta! Isto, a um preço bastante apelativo, tendo em conta a concorrência. (Consegui adquirir este TicWatch Pro por 170€, graças a uma promoção na página de Facebook da Mobvoi)

Mobvoi TicWatch pro

É um relógio que ataca um dos pontos mais negativos de ter um smartwatch, com o seu ecrã LCD (Essential Mode). E o que é realmente incrível, é mesmo que não queira usar esta funcionalidade, pode apenas desligar e utilizar o ecrã AMOLED como bem entender.

Se por acaso, ficar perdido no meio do deserto, pode sempre voltar a ligar o modo, e saber as horas durante pelo menos 30 dias.

Assim, é bem provável que esta seja a experiência Wear OS mais completa do mercado. Mas cuidado, que tem de ter um pulso grande, que este relógio é realmente um ‘matacão’.

análise ticwatch pro: um smartwatch que tem o melhor de 2 mundos


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Se quiser saber mais acerca deste relógio, clique aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também