(Análise) Lenovo ThinkPad X1 Carbon: No mundo dos portáteis, quando se fala de um ThinkPad, o que vem à cabeça é quase sempre um computador que é na verdade um autêntico tanque de guerra, preparado para toda e qualquer ocasião. É exatamente por isso que é uma gama de portáteis que já anda a fazer das suas desde 1992, primeiramente pelas mãos da IBM, e agora continua a fazer história pelas mãos da Lenovo. Sim, leu bem, 30 anos de portáteis ThinkPad! É qualquer coisa!
Pois bem, tivemos a oportunidade de analisar um ThinkPad X1 Carbon, uma edição incrível daquilo que é um computador portáteil Windows nos tempos modernos. Vamos por partes?
(Análise) Lenovo ThinkPad X1 Carbon: Tradição ainda é o que era?
Isto logo para começar, olho para o Lenovo ThinkPad X1 Carbon como aquilo que é muito provavelmente o pico daquilo que é um ultra portátil. Temos tudo, ou pelo menos quase tudo, incluindo um ecrã OLED nesta nova geração de 2022.
É uma máquina que se sente robusta, que é rápida, é leve, e que na verdade, apesar de ser baseado num design que remonta aos anos 90, continua a ser muito bonito, e capaz de puxar os olhares de quem passa perto desta machine!
Estamos a falar de uma máquina pronta para trabalho sério, capaz de se adaptar a toda e qualquer situação, como é o exemplo de algumas fotos que já vou demonstrar, com 300 mil cabos ligados a este portátil super fino.
Especificações Técnicas
A nova geração não é um gigantesco upgrade face ao que podíamos encontrar no mercado no ano passado, nem tem de o ser. Afinal, temos uma atualização no processador, agora com certificação Evo, bem como alguns toques no teclado e touchpad. Mas a base é exatamente a mesma, bem… Como é tradição.
Dito isto, o X1 Carbon começa no Core i5 (i5-1240P) com 8GB de memória RAM, SSD PCIe de 256GB, e um ecrã IPS LCD de 14” (1920* 1200), e vai até ao Core i7 (i7-1260p), 16GB de memória RAM, 512GB de armazenamento, e claro, o já mencionado ecrã OLED 2880 * 1800. Temos ainda outras versões com possibilidade de ecrã touch, maior resolução no ecrã IPS LCD, filtro de privacidade, etc… Como disse em cima, o ThinkPad X1 Carbon é um mestre da adaptação.
A nossa versão de teste é uma das mais interessantes no mercado ao contar com um ecrã OLED simplesmente incrível de 14”, um Intel Core i7-1260p de 28W (4 núcleos de performance e 8 núcleos eficientes num total de 16 threads), com certificação Evo e tecnologia vPro IT.
Um monstro da produtividade, que pode ir para qualquer lado, tal é o seu diminuto tamanho e peso.
Design
É um portátil muito igual aquilo que a gama ThinkPad significa no mundo mobile. Temos várias melhorias, sempre presentes ao longo dos anos, mas a base é sempre (e ainda bem) a mesma.
Temos assim um portátil com linhas simples, mas apelativas, margens pequenas no ecrã à exceção da cima, onde podemos encontrar uma câmera FHD para uma boa qualidade de videoconferência
Para uma boa experiência sonora, temos colunas montadas na lateral, que não são extremamente poderosas, mas cumprem bem o seu trabalho.
Entretanto, como dissemos em cima, sim, este é um portátil que pode ir para qualquer lado, porque apesar de parecer fino e frágil, é extremamente bem construído, sem qualquer ‘flex’ no seu corpo composto por fibra de carbono e magnésio. Estamos a falar de um portátil com certificação militar MIL-STD 810H, que claro está, significa que passou em testes de queda, choque, vibração e temperatura. Um portátil que pesa pouco mais de 1 quilograma!
Ecrã
O ecrã tem uma qualidade tremenda, com bom brilho, bom contraste e excelentes ângulos de visualização. Especialmente na versão equipada com ecrã OLED, que além de qualidade de imagem, tem cores que parecem saltar do ecrã.
Performance e Qualidade de Utilização
Ao nível da performance e qualidade de utilização no dia-a-dia, temos uma máquina extremamente equilibrada, mas acima de tudo confortável para um trabalho de produtividade. O teclado é confortável, rápido, preciso, e com um bom feedback. O layout de tudo também está bem conseguido, apesar do facto da nossa unidade de análise ter teclado Espanhol.
Em cima pode ver o resultado do teste PCMark 10, que caso não saiba, tenta simular um ambiente de produtividade real, com workflows que fazem sentido. É um teste muito focado no processamento de texto, folhas de cálculo, navegação web, videoconferência, etc.. O ThinkPad X1 Carbon foi capaz de ultrapassar, facilmente os 4000 pontos no PCMark 10, ao mesmo tempo que também impressionou, e muito, no GeekBench, Cinebench, e PugetBench.
Estivemos sempre muito mais focados nos testes ao CPU, e pouco ao GPU. Porque, bem, apenas tem uma Intel Xe Iris, ou seja, a placa gráfica dedicada do processador Intel Core i7-1260p. Este não é um portátil para jogos, ou altas exigências gráficas.
Conclusão
Em suma, no mundo dos ultraportáteis, temos outras opções como o Huawei MateBook X Pro, o Dell XPS 13, ou até um qualquer ZenBook Pro Duo. Mas… O ThinkPad é, e sempre será especial, e claro, também sinónimo de qualidade pura. É uma besta de portátil, que deve ser recomendado.
A Lenovo tem feito um excelente trabalho em manter a tradição.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!