A TCL é uma fabricante muito interessante dentro do ecossistema Android, porque sabe fazer aparelhos, até tem bons preços, mas por uma razão ou outra ainda não conseguiu saltar para o estrelato.
É exatamente por isso que a fabricante tem tentado diferentes estratégias ao longo dos anos, e dentro dessa mesma onda, aparece agora com o TCL 40 NXTPAPER 5G, que é um smartphone mais focado nas gamas mais baixas, mas que ainda assim não pretende ser igual a todos os outros aparelhos de gama baixa ou gama média do mercado.
(Análise) TCL 40 NXTPAPER 5G: Uma proposta diferente, mas ainda assim boa e barata!
Portanto, antes de olhar para as especificações técnicas ou capacidades reais do aparelho, temos de olhar para a parte “NXTPAPER” no nome do aparelho. Sim, este smartphone chega ao mercado com um ecrã que tenta simular a experiência do nosso dedo a passar em papel.
Dito isto, além da “novidade” do ecrã que quer ser papel, temos também muita coisinha boa para um aparelho chegou ao mercado à volta dos 200€. Mas vamos por partes.
Especificações Técnicas
- SoC: MediaTek Dimensity 6020 chip
- Ecrã: 6.6 HD+ NXTPAPER (LCD) 90Hz
- Memória: 6GB (com possibilidade de +6GB via Virtual RAM)
- Armazenamento: 256GB
- Câmaras:
- Principais: 50MP + 2MP + 2MP
- Frontal: 8MP
- Bateria: 5000mAH
- Dimensões e Peso: 164.5 * 75.3 * 8.99mm // 192g
Design e Uso no dia-a-dia
A uma primeira vista, é um smartphone completamente banal, com um design que não vai fazer virar cabeças. Aliás, acaba por ser um smartphone que nos faz lembrar os aparelhos de antigamente da gama média, com uma “notch” em estilo de gota de água, e margens demasiado aparentes. Mas isto são coisas normais nesta gama de preços, e como tal, temos de ir um pouco mais além.
Porém, na traseira temos um material rugoso muito interessante, que além de melhorar a pega no dia-a-dia, também dá um toque um pouco mais especial à coisa. Faz lembrar o ASUS Zenfone 9 de outros tempos, porém, com um pouco mais de qualidade e durabilidade nesta implementação da TCL.
No dia-a-dia é um aparelho que não compromete, não é demasiado pesado nem demasiado grosso. Feito a pensar para os consumidores que não querem gastar muito, mas querem estar bem servidos.
É nesse sentido que temos de falar do ecrã, e também da capacidade fotográfica deste TCL 40 NXTPAPER. É que a coisa impressionou!
Ecrã e Câmaras!
Qual é a vantagem de um ecrã que tenta simular o papel? Bem, além de ser diferente, e de ter um toque talvez mais agradável, também temos outras vantagens como é a anulação por completo de reflexos, seja em casa ou na rua. Aliás, apesar do facto de o ecrã ser HD+ em vez de FHD+, o acabamento do ecrã texturizado faz com que a resolução não pareça tão má quanto as especificações fazem parecer.
É uma mistura de coisas “estranhas”, mas que acaba por resultar, e até faz passar a sensação de que este smartphone de gama baixa é um pouco melhor relativamente ao preço que pode ver em loja.
Quanto às câmaras, temos um módulo obviamente com alguns compromissos à mistura, mas tanto em fotos com alguma proximidade, como em ambientes amplos, o sistema funcionou realmente muito bem. Fiquei honestamente impressionado com o resultado final. Não foi assim há tanto tempo que um telemóvel de gama baixa trazia câmaras só para dizer que tinha. Aliás, ainda existem vários aparelhos de gama baixa e gama média que falham forte e feio na missão da captura de imagem.
Exemplos:
Performance e Software
É um aparelho que cumpre, que não tem soluços ou problemas de software. Não vai impressionar, mas também não vai desiludir! O que muito se deve à implementação do Android que a TCL faz nos seus aparelhos.
O facto de ter um SoC “fraco” e uma resolução baixa, também significa que os 5000mAh da bateria vão durar muito tempo. 2 dias de utilização não é de todo muito difícil. Porém, na parte do carregamento, só temos carregamento a 18W, e claro, nada de carregamento sem fios.
Fico um pouco chateado de encontrar um sistema de som com apenas uma coluna em 2024. Mas é o que é.
Conclusão
O TCL 40 NXTPAPER 5G é um aparelho focado no ecrã, porém, tem mais a oferecer além dessa especificidade. A custar menos de 200€ em Portugal, é uma alternativa muito interessante para consumidores pouco exigentes, que apenas querem um aparelho durável, e que cumpra a sua função.
Entretanto, se não quiser 5G, o que realmente é legítimo visto que as “redes de nova geração” fizeram pouco para revolucionar a nossa vida, pode encontrar a versão 4G a um preço ainda mais baixo, mas com muitas das mesmas vantagens!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!