(Análise) TCL 10 Pro: Tem tudo para ter sucesso no mercado!

Os novos TCL 10 foram primeiramente anunciados na CES 2020, aquele que é muito provavelmente o único grande evento tecnológico presencial de 2020. E curiosamente, foram também lançados primeiramente em Portugal, impressionando forte e feio com um design capaz de ganhar prémios, bem como algumas características que apenas irá encontrar em modelos topo de gama. (Com preços bastante superiores aos que a TCL pede.)

Especialmente o TCL 10 Pro! Que já está nas nossas mãos há algumas semanas, e começou a impressionar assim que o retirámos da caixa.

Aliás, posso dizer que há muito tempo que não ficava assim tão impressionado com um modelo que é na sua génese… De gama média, ou no máximo gama média/alta. Afinal de contas, o design está mesmo qualquer coisa, com o aparelho a ser leve, a contar com uma curvatura que o torna extremamente confortável na mão, e ainda uma espetacular cor que eu sinceramente não estava à espera.



(Análise) TCL 10 Pro: Tem tudo para ter sucesso no mercado!

Muito resumidamente, é provável que não conheça a TCL como uma marca de renome no mundo dos smartphones. Contudo, se continuar a fazer um bom trabalho como fez no Plex do ano passado e fez agora no Pro de 2020, talvez seja boa ideia manter a fabricante debaixo de olho.

TCL 10 Pro

O Design

O TCL 10 Pro chega ao mercado com um elegante ecrã curvo FHD+ AMOLED de 6.7” na frente, num corpo que nos faz lembrar o Mi Note 10 e P30 Pro da Huawei, ao contar com curvas à frente e atrás, bem como uma pequena notch na parte de cima do ecrã. Ainda assim, apesar das similaridades, é inegável que estamos a falar de um desenho mais cuidado e que fica melhor na mão, ao ser bastante mais finos que os aparelhos previamente mencionados.

No entanto, visto que estamos a falar de um aparelho que venceu os iF Design Award e Red Dot Award de 2020, temos de olhar para onde se destaca. Ou seja, além de ser um smartphone bonito, consegue aliar essa vantagem à usabilidade, visto que temos aqui um smartphone que encaixa de uma maneira quase perfeita na mão, sendo também extremamente leve, ao mesmo tempo que continua a contar com algumas características cada vez mais raras, como a saída para auscultadores.

Além disto, temos também um botão no lado esquerdo que vem por defeito mapeado para o Google Assistente, mas que poderá facilmente mudar a sua função nas definições do telemóvel. (Pode criar variações como duplo clique para lançar a app de câmera, long press para lançar o Spotify, etc…)

Infelizmente, não temos som stereo, visto só existir uma coluna na parte de baixo. Ainda assim, o telemóvel é perfeitamente capaz de oferecer som alto e de qualidade. Apenas tem de ter cuidado para não tapar a saída com a mão.

Em suma, a TCL consegue oferecer algo bonito, usável e com um ‘feeling’ Premium numa gama de preços muito interessante. Especialmente no efeito ‘degradé’ da traseira que me impressionou bastante. Veja em baixo:

Ecrã

Portanto, como dissemos em cima, temos aqui um ecrã FHD+ AMOLED de 6.7” curvo, com suporte a HDR 10, e muito potencial para nos impressionar no dia a dia, seja no consumo multimédia, ou jogos. Afinal de contas, caso não saiba, a TCL é uma das grandes fabricantes de TVs do mundo. E como tal, não brinca no campo da performance e qualidade de imagem!

Dito isto, como já tinha dito em cima, a TCL já tinha impressionado forte e feio com o Plex no ano passado nesta mesma vertente, e pelos vistos, a aposta é para continuar no 10 Pro, agora com um ecrã AMOLED em vez de IPS LCD. Assim, podemos ver cores super nítidas, pretos realmente pretos, e um brilho que não desilude.

É seguramente um dos campos em que este smartphone mais brilha!

Câmeras

O TCL 10 Pro vem com quatro câmaras traseiras, incluindo uma câmara principal de alta resolução de 64MP, uma câmara de vídeo de 2,9μm big pixel para pouca luminosidade, uma câmara com lente super grande angular de 123 graus e finalmente uma câmara macro para fotografias até 2cm de distância. Entretanto, na frente temos uma câmara frontal de 24MP. Adicionalmente, possui uma solução híbrida de foco automático para fotos rápidas e nítidas de dia e de noite. (Além de tudo isto, temos ainda dois flashes gigantes!)

Dito tudo isto, o sistema tem realmente muito potencial! Aliás, há alguns anos que uso o meu cão como modelo fotográfico nas mais variadas reviews, mas o gajo nunca achou muita piada… Por isso, nunca pára quieto para tirar uma foto decente, vindo logo cheirar o novo smartphone que tenho na mão. (Pensando muito provavelmente em lhe dar uma trinca!)

No entanto, o TCL 10 Pro foi capaz de tirar uma foto espetacular enquanto o ‘Pluto’ vinha a andar para cima de mim a alta velocidade. Algo que provavelmente seria uma captura completamente desfocada em alguns topo de gama do mercado. Ora veja:

Outros exemplos:

(Em atualização, daqui a pouco meto uma foto com pouca iluminação)

Desempenho

Com tanta coisa boa, a TCL teve de cortar em algum lado… E pelos vistos, foi no SoC do smartphone, o Snapdragon 675, que também tivemos a oportunidade de encontrar no Plex do ano passado (curiosamente impressionou, review aqui). Um chip que ainda assim garante uma performance decente, mesmo tendo em conta a sua idade. Além de tudo isto, podemos ainda encontrar 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno.

Em suma, a performance nunca foi problema neste gama média, muito graças ao facto do Sistema Operativo estar bem otimizado.

Extras

Além de tudo o que já foi dito, o TCL 10 Pro conta com sensor de impressão digital no ecrã, bem como a cada vez mais rara entrada Aux para auscultadores. Curiosamente, temos ainda um IR Blaster para controlar todos os aparelhos da sua casa sem comando.

Ah… E ainda uma capa!

Conclusão

Para finalizar a análise, a custar 499,99€, o TCL 10 Pro tem muitos argumentos para convencer os consumidores, a começar logo pelo ecrã AMOLED cheio de qualidade. (Como disse em cima, a TCL é uma das gigantes do mundo das TVs, por isso, no campo do ecrã nunca irá ter queixas).

Entretanto, a qualidade geral do smartphone é realmente um fator a ter em conta! Isto mesmo tendo em conta que a lista de especificações não é nada de especial. É um smartphone que não inova, mas consegue oferecer muito daquilo que os consumidores querem, sem obrigar à venda de um rim ou pulmão no mercado negro, especialmente na parte do design e conforto de utilização.

Pessoalmente fiquei muito agradado com a performance no seu geral, e não tenho qualquer problema em recomendar esta máquina em 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...