Como deve saber, a iluminação RGB aumenta a performance do seu PC entre 10~15% (estou a gozar!), por isso nada melhor que meter esta tecnologia um pouco por todo o lado. Afinal de contas, se até o tapete do rato tiver RGB, quer dizer que o seu rato vai para o ‘next lvl’ da performance! Não é?
Talvez! Por isso, decidimos aceitar o desafio da Razer, e analisar o seu famoso tapete Razer Goliathus Extended Chroma, algo que não só tem o objetivo de tornar as suas sessões de jogo confortáveis, como também oferecer um outro estilo ao seu setup!
Há 4 ou 5 anos, quem diria que até no tapete do rato iríamos ter RGB? Bem, nada melhor que a Razer para nos tentar convencer o porquê desta ser a melhor decisão.
(Análise) Tapete Razer Goliathus Extended Chroma: Gosta de RGB?
Portanto, na caixa encontramos o tapete enrolado dentro de uma outra caixa cilíndrica (o que pode causar algum levantamento irregular no tapete, devido ao cabo RGB, é provável que o tenha de esticar quando o tirar da caixa! Cuidado com isto!).
Contudo, não irá encontrar muito mais informação, nem extras… Ao fim ao cabo, estamos a falar de um simples tapete de rato, não há muito mais para saber!
Ainda assim, fica a saber que o Goliathus Extended Chroma oferece uma base anti-derrapante, uma superfície com tecido micro texturizado, e ainda um cabo EL para a iluminação RGB.
No canto superior esquerdo do tapete, irá encontrar um controlador RGB que é o único responsável pelos efeitos RGB do Goliathus Extended Chroma. Entretanto, o cabo EL ligado a este mesmo controlador irá preencher toda a borda do tapete, estando cozido de maneira a não ter impacto na força da iluminação.
Contudo, a localização deste controlador tem um defeito. É que sendo o único responsável pela iluminação, este tem de ser ligado a uma porta USB do PC para não só receber energia, como também se ligar ao programa Razer Synapse (de modo a configurar os efeitos). O que claro está, elimina uma porta USB da equação… Seria bom ver uma entrada USB no próprio controlador, para anular esta desvantagem.
Utilização no dia a dia
Curiosamente, estava habituado a um tamanho acima deste, ainda assim, o Goliathus oferece uma boa área de acção, oferecendo espaço para o teclado, rato e ainda uma base de carregamento sem fios para o smartphone. (Ainda assim, se precisa de muito espaço para manusear o rato, pode ser boa ideia trocar o teclado por um modelo mais pequeno, o espaço extra pode dar jeito.)
Dito isto, a superfície do tapete é de extrema qualidade, deixando deslizar sem atrito qualquer um dos 4 ratos que tenha ao meu dispor neste momento. Ainda assim, o cabo EL poderá causar algum desconforto, se por ventura gosta de meter o antebraço ou pulso na borda do tapete.
Conclusão
Para finalizar, não há muito a dizer sobre isto, é um tapete de rato com uma boa qualidade de tecido, que irá permitir elevar a sua qualidade de jogo para outro nível. Mas o que muito provavelmente quer saber, é se o RGB vale a pena… Epá… Para mim o RGB vale sempre a pena, especialmente quando já tem um setup cheio de luzinhas que mais parece o espectáculo de passagem de ano da Madeira.
Ou seja, se está a pensar comprar este tapete, não é seguramente pela qualidade do tapete em si, mas sim pela capacidade de completar o seu setup. Dito isto, na minha opinião cumpre bem a sua missão.
A configuração é extremamente fácil no Razer Synapse, dando ainda espaço a algumas configurações personalizadas graças ao Razer Chrome Studio. Por isso, dá asas à sua imaginação!
Prós:
- Bom tecido na superfície
- Iluminação forte (mas não demasiado forte)
- Excelente suporte no Razer Synapse
Contras:
- O cabo EL pode causar algum desconforto
- Uso de uma porta USB
- Preço
- Problemas com ‘ondas’ devido à implementação do RGB
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Entretanto pode comprar na GlobalData aqui (Cupão: GDLEAK20 para um pequeno desconto).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!