O mundo dos tablets é sempre uma coisa estranha, porque, especialmente no lado Android da coisa, é um tipo de aparelho que sempre teve uma crise de identidade. Dito isto, além do facto de ser um aparelho que não é essencial para quase ninguém, se realmente quiser um aparelhe deste com alguma qualidade, vai ter quase sempre de deixar uma boa nota em cima da mesa.
Algo que a grande maioria dos consumidores faz cara feia, porque tudo aquilo que faz num tablet, também pode fazer num smartphone.
Mas, se realmente tem a necessidade de um tablet, nem que seja apenas e só para ver séries, filmes, ou jogar alguns jogos simples, existem alternativas interessantes, e de facto, extremamente baratas. Uma das mais recentes passa pelo OSCAL ELITE 1, um tablet de grandes dimensões, low-cost, que até parece mais caro do que aquilo que é na realidade.
(Análise) Tablet OSCAL ELITE 1: Bom, GRANDE e Barato!
Introdução
Portanto, como dissemos em cima, o mundo dos tablets é quase sempre dominado pela confusão, porque apesar de todas as capacidades que este tipo de produto traz para cima da mesa, a grande maioria dos consumidores não vê um bom retorno do investimento quando tem de pagar tanto dinheiro por um produto “decente”. É exatamente por isto que várias fabricantes abandonaram o mercado, e quem ficou, acaba quase sempre por fazer apostas menos interessantes face aquilo que a Apple costuma fazer.
Aliás, até a Samsung, que é a referência do lado Android, já só lança tablets topo de gama 1x de 2 em 2 anos, e até está a começar a cortar nas especificações de alguns dos modelos da série Tab S.
Mas… Quando a aposta começa a mudar, significa que existem oportunidades para fabricantes mais pequenas, menos conhecidas, mas nem por isso com menos vontade de fazer das suas no mercado. Um bom exemplo está agora no lado da Oscal, uma marca dentro do grupo Blackview, que acabou de lançar o seu primeiro tablet topo de gama, curiosamente a um preço extremamente apelativo.
Especificações Técnicas
- SoC: MediaTek Helio G99
- Ecrã: IPS LCD 12.1” // 120Hz // 1080 x 2560
- RAM: 8GB (capacidade de acrescento de memória Virtual até 24GB)
- Armazenamento: 256GB
- Câmaras:
- Selfie: 13MP
- Traseiras: 12MP + 2MP
- Peso e Dimensões: 587g // 178.5 x 180.5 x 7.4 mm
- Extras: Suporte a Caneta // Dual-Sim
- Bateria: 8800mAh (carregamento rápido a 33W – Carregador incluído)
Vale a pena?
Pois bem, o OSCAL ELITE 1 é um tablet equipado com um ecrã de 12.1” capaz de oferecer uma resolução 2.5K, um SoC de 6nm, entre muitas outras coisas. Isto significa que temos aqui um portento do consumo de multimédia, especialmente YouTube e Apps de Streaming como é o caso do Netflix ou HBO Max.
- Nota: Sim é possível ter streaming Full HD com este tablet, porque temos certificação Widevine L1.
Felizmente, é um tablet com uma qualidade de construção muito acima da média, ao conseguir passar a mensagem de que é um tablet que vale mais dinheiro do que aquilo que realmente pagou por ele. (Aliás, a fabricante até oferece uma capa de qualidade no ato da compra, que até já vem encaixada no tablet).
Para quem é?
Como é óbvio, este não é um tablet para alguém que queira algo Pro ou Ultra, como são os tablets da Samsung ou Apple.
Aliás, o que dissemos em cima acerca das apps de Streaming é logo uma dica do foco deste tablet. Afinal, este é inegavelmente o grande objetivo da fabricante com este tablet, oferecer um tablet barato, mas poderoso o suficiente para fazer um brilharete no consumo de multimédia.
Porém, as coisa não fica por aqui, porque a lente frontal é igualmente muito interessante para o novo mundo das reuniões por Teams, Zoom ou Meets. Aliás, ainda dentro do mundo da produtividade, o próprio tablet tem um modo PC!
Onde poderá simular um computador mais a sério, com suporte a teclado e rato sem fios.
Claro que em termos de performance, como é óbvio, temos alguns compromissos. Ainda assim, o SoC Helio G99 é um chip ainda muito interessante para esta gama de preços e tipo de utilização. Especialmente quando temos suporte a cartões SIM, bem como grandes quantidades de memória RAM e Armazenamento interno.
Em termos de performance pura e dura, o ELITE 1 traz um SoC Helio G99 (6nm – octa-core), e tem suporte LTE. Tem também 24GB de memória RAM LPDDR4X, bem como 256GB de armazenamento UFS 2.1
A bateria é de 8800mAh, tem carregamento de 33W, e curiosamente até tem carregamento inverso de 5W se quiser carregar o seu smartphone ou earbuds.
Preço
O Tablet Oscal ELITE 1 está em promoção até ao dia 23 de Junho. O preço atual é de 181€. Clique aqui e use o cupão 24SS25.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!