(Análise) Corsair MP600 Pro XT : SSD brutal para o PC e para a PS5

A Corsair tem sido uma caixinha de surpresas no mundo dos SSDs, ao oferecer alternativas para todos os gostos, e claro, para todas as carteiras. Dito isto, hoje vamos olhar para um dos produtos mais ‘premium’ da gigante dos componentes e periféricos para PC, que tenta agora bater o pé neste mercado cada vez mais saturado do armazenamento para computadores e consolas.

Abram alas ao SSD NVMe M.2 Corsair MP600 Pro XT, um componente que impressiona em várias vertentes, face ao que tem de enfrentar no mercado.

(Análise) SSD Corsair MP600 Pro XT: O melhor SSD para o PC e para a PS5?

Portanto, caso não saiba, a Corsair costuma oferecer soluções de armazenamento muito interessantes, porque está muito próxima da Phison Eletronics, uma das melhores fabricantes no campo dos controladores de memória.

Por isso, seria apenas uma questão de tempo até a Corsair aproveitar esta mesma parceria, para avançar com um SSD baseado numa versão personalizada de um controlador da Phison. O que temos em mãos? Bem, temos um SSD super rápido, capaz de chegar a uma incrível velocidade de 7100 MB/s, e 1.2 milhões de IOPS. Este é um dos únicos SSDs do mercado capaz de chegar a velocidades acima dos 7 TB/s, tanto no campo da leitura, como no campo da escrita. Em suma, é um SSD perigosamente rápido! Perigoso não para si, mas para as restantes fabricantes de SSDs da indústria.

Em suma, o mais recente SSD da Corsair impressiona forte e feio, qualquer que seja a utilização que lhe dê. Aliás, apesar do título, este SSD é obviamente bom demais para ser montado numa PlayStation 5. Ainda assim, trazendo um heatsink integrado, é capaz de aliar um bom preço, a uma excelente performance, por isso, é sempre uma hipótese em cima da mesa, se quer velocidade séria na nova geração de consolas.

Especificações

Antes de mais nada, é preciso saber que o MP600 Pro XT está disponível em duas versões, esta que temos em teste, e uma ainda mais extrema, ligeiramente mais cara, com um heatsink pensado para o watercooling.

Dito isto, a versão em teste é na sua base um SSD NVMe com o tradicional formato 2280, composto por memória NAND Micron de 176 camadas 3D TLC, um controlador Phison PS5018-D, e claro, 1GB de memória DRAM por cada 1TB de armazenamento, a servir como cache.

Além disto, temos ainda uma cache secundária dinâmica para garantir elevados níveis de performance.

Mas vamos aos benchmarks!

Entretanto, esta foi a máquina utilizada para o teste:

  • Intel Core i7-12700KF
  • ASUS ROG Strix Z690 Gaming
  • Memória DDR5 Vengeance 32GB (16GB x 2)

1. CrystalDiskMark 6

  • Escrita Sequencial (Q=32, T=1): 6902 MBps
  • Leitura Sequencial (Q=32, T=”): 7312 MBps

2. Transferência de Ficheiros (48GB)

  • Tempo Total de transferência: 218 segundos
  • Escrita: 84 segundos
  • Leitura: 89 segundos
  • 48GB Write: 23 segundos

Conclusão

Muito resumidamente, o MP600 Pro XT é uma BESTA! Sendo uma agradável surpresa da Corsair, visto que é capaz de esmagar muita da concorrência mais poderosa do mercado, como o Samsung 980 Pro ou o Seagate FireCuda 530. Afinal, mesmo quando não ganha, fica sempre nos lugares cimeiros, e isso é simplesmente incrível.

É um SSD capaz de meter performance, preço e até design, no mesmo pacote. E isso só pode merecer o nosso selo de recomendação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também