(Análise) Sony X90J: OLED não é necessário para impressionar

(Análise) TV Full-Array LED X90J: A Sony continua a ser uma das fabricantes de TVs mais populares do mercado, sendo capaz de oferecer alternativas para todos os bolsos, em gamas que trazem para cima da mesa quase todas as tecnologias disponíveis no mercado. Aliás, o seu ‘know-how’ é tanto, que a gigante Japonesa nem precisa de se encostar à tecnologia OLED para conseguir oferecer uma experiência de visualização acima da média!

Prova disto mesmo, é a Sony X90J! Uma TV Full-Array LED, que pode muito bem ser a melhor amiga das consolas de nova geração.

(Análise) Sony X90J: OLED não é necessário para impressionar

Sony, X90F

Portanto, na minha opinião, a Sony X90J é tudo aquilo que um utilizador realmente precisa numa TV 4K. Afinal de contas, oferece um leque de funcionalidades muito completo capaz de distinguir esta oferta daquilo que podemos encontrar no mercado. Isto ao mesmo tempo que é sempre capaz de oferecer uma excelente qualidade de imagem.

Afinal, apesar de ser uma TV de gama média, a qualidade de imagem é equiparável a muitas topo de gama do mercado.

O que não é grande novidade para nós, visto que no ano passado já tivemos a oportunidade de analisar uma TV Full Array-LED da Sony, que prontamente foi capaz de nos impressionar.

Especificações Técnicas

  • Tamanho do ecrã: 50”, 55”, 65”, 75”
  • Tecnologia do painel: LED-LCD (Full Array LED)
  • 4K: Sim
  • HDR10: Sim
  • HLG: Sim
  • Dolby Atmos / Dolby Vision: Sim
  • 3D: Não
  • Entradas/Saídas: 2x HDMI 2.1 (1x eARC), 2x HDMI 2.0b, 2x USB, 1xRF, ethernet, optical

Design

Pois bem, optar por uma TV LED ou OLED não é uma decisão que está apenas de mãos dadas com a qualidade de imagem. Afinal de contas, por termos aqui um equipamento Full-Array LED, apesar de termos aqui uma TV bastante fina e apelativa ao olhar, não é um equipamento tão fino como aquilo que podemos encontrar na gama OLED da Sony ou de outras fabricantes.

Aliás, se olhar de lado, vai rapidamente perceber que apesar de ser uma TV baseada na tecnologia LED, existem alternativas bem mais finas que esta. Mas não se preocupe, o espaço ocupado tem um propósito! Para dar espaço à sempre muito interessante tecnologia Full-Array, e claro, para dar espaço a um sistema de som brutal. (A qualidade de som é sempre excelente no mundo Sony!)

Dito isto, o que mais irá saltar à vista é mesmo a parte da frente da TV, e aqui, temos margens muito pequenas, bem como dois apoios para assentar e estabilizar o equipamento. (Se fixar na parede, como eu acho que deve sempre ser feito, pode esquecer os apoios.)

Sony, X90F

Entretanto, em termos de comando, a TV chega ao mercado com o melhor que a Sony tem para oferecer, sendo possível fazer comandos por voz, e selecionar as apps de streaming mais famosas do mercado com um único pressionar do botão. É um comando muito grande, mas isso tem as suas vantagens, visto que vai ser muito difícil perdê-lo de vista.

Qualidade de Imagem

Eu já tinha ficado impressionado com o modelo do ano passado, mas fiquei ainda mais surpresa com este modelo X90F. O que levanta uma questão muito pertinente… O que mudou?

Pois bem, a grande adição em 2021 foi mesmo o novo processador cognitivo XR, que adiciona mais profundidade de cor em alguns cenários, especialmente em conteúdo mais antigo. Além disto, temos também uma grande melhoria no contraste da imagem. Algo que ainda não vi ninguém a falar, mas que me impressionou bastante, foi mesmo o controlo do brilho dos LEDs do painel no sítio das legendas. O modelo do ano passado oferecia uma qualidade de imagem fantástica, no entanto, era completamente notório ver um ‘light bleed’ sempre que o painel acendia os LEDs necessários para dar vida às legendas das muitas séries e filmes que consumi durante a review. Em suma, este modelo vem corrigir, em parte, este problema. Isto, ao mesmo tempo que melhora significativamente a qualidade de imagem em todos os campos.

Muito resumidamente:

  • Temos uma qualidade de imagem fantástica.
  • Cores profundas e saturadas.
  • O Processador XR faz um excelente trabalho no upscaling de conteúdo multimédia.
  • Contraste muito positivo para a gama em que se insere.

Conclusão – Vale a pena?

Nesta análise, optei por não falar muito das componentes smart, porque na verdade, é tudo muito similar aos modelos anteriores que já tivemos a possibilidade de testar no passado (Link). Em suma, a Sony continua a apostar muito no ecossistema Android, e ainda bem que o faz, visto que na minha opinião é um dos sistemas mais versáteis e com mais potencial do mercado.

Quanto à conclusão desta review, se vale ou não a pena comprar esta TV? Com certeza que sim, especialmente se por acaso quiser uma TV 4K HDR com acesso a algumas das tecnologias mais recentes do mercado. Algo que deve ter em conta, se por ventura quer entrar na nova geração de consolas. Podemos até dizer que a Sony X90F é uma das melhores amigas da PlayStation 5, tal foi a qualidade com que joguei Ratchet and Clank: Rift Apart e Resident Evil 8 nesta menina.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também